MOVIMENTA CABEDELO: Rua Solon de Lucena, no Centro, será interditada pela manhã para prática orientada de atividades físicas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio das Secretarias de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e de Saúde (Sescab) lançou, na tarde desta sexta-feira (13), o Movimenta Cabedelo – Cuidar da sua saúde é um ato de amor, que vai ofertar atividades físicas orientadas e gratuitas aos moradores do Centro da cidade, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 7h,

A apresentação do projeto aconteceu na Praça Getúlio Vargas, e quem foi prestigiar o evento recebeu orientações de diversos profissionais do setor de saúde.

O Movimenta vai oferecer um espaço seguro e adequado à prática de caminhada ou corrida, orientada por profissionais de Educação Física. Para tanto, a rua Solon de Lucena será totalmente interditada (da praça Getúlio Vargas à entrada da Praia Formosa) às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 5h às 7h.

“A população pode esperar um projeto dinâmico e que oferecerá os melhores serviços de saúde e orientação atlética. Cabedelo possui um índice altíssimo de pessoas sedentárias, e nós temos obrigação de criar alternativas para que elas se identifiquem e tenham uma vida mais saudável. O cidadão precisa se sentir cuidado e valorizado. As pessoas não farão atividade física por fazer, elas serão bem orientadas por nossos profissionais”, destacou o secretário de esportes, Maurício Santos, garantindo ainda que “o projeto será contínuo, mas que seu sucesso dependerá, principalmente, da adesão da população, podendo ainda se estender para outros bairros”.

Durante o horário do Movimenta Cabedelo, na praça Getúlio Vargas, será montado um posto de saúde itinerante para que as pessoas possam fazer testes de glicemia e verificação de pressão arterial e também recebam outras orientações antes da prática de exercícios.

O secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Wagner Suassuna, também participou do lançamento do projeto e ressaltou o impacto positivo que a iniciativa pode causar na Saúde do município.

“Esse projeto tem tudo a ver com a saúde, por isso fomos convidados pela Sejel. Sabemos que há uma necessidade da prevenção de doenças crônicas. Se conseguirmos nos antecipar e prevenir o aparecimento de novas doenças, consequentemente, reduzimos o custo de tratamento da Saúde. Poderemos ter uma população menos dependente de remédios, consultas médicas e exames laboratoriais. E ainda poder, com os recursos que temos, oferecer outros serviços para a população”.

Além da Sejel e Sescab, o Movimenta Cabedelo terá a participação das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança. No lançamento do projeto, já teve uma simulação dos exercícios físicos que serão realizados. A doméstica Maria das Dores, 56 anos, que participou do aulão com o educador físico Alexsandro Lucas, comentou sobre os benefícios que as atividades podem proporcionar.

“Primeiramente a saúde né? Eu tenho muitos problemas e doença crônica e essas atividades me ajudam muito. E eu tenho melhorado em tudo, inclusive da depressão, pois conheci pessoas alegres que aproveitam melhor a vida”, comemorou.

Compartilhar