No Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, Prefeitura realiza ações de prevenção e destaca tratamento gratuito oferecido na Policlínica Municipal

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta quarta-feira (29), uma ação em alusão ao dia Nacional de Combate ao Tabagismo – 29 de agosto. O evento aconteceu no Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart – Policlínica e marcou a retomada dos serviços prestados pela unidade às pessoas que pretendem para de fumar.

Um café da manhã foi oferecido aos usuários, que também tiveram a oportunidade de receber atendimentos com a equipe multiprofissional que lida com o tratamento clínico, ambulatorial, psicológico e terapêutico.

A ação contou com a participação de usuários atendidos pelo Caps/AD – que animaram o evento com muita música – , e dos alunos da educação infantil do Centro Integrado Imaculado Conceição (CIIC), que levaram cartazes e trabalhos de alerta sobre os riscos do cigarro para a saúde.

“O serviço de trabalho em grupo com os tabagistas é prioritário no município, porque a saúde deve funcionar como um conjunto integrado de ações. A Policlínica, junto com o Caps, está retomando esse trabalho que é de suma importância para o combate e prevenção ao tabagismo. É uma iniciativa do governo federal que município aderiu, e precisamos mantê-lo em funcionamento, até por uma questão de saúde pública, pois quanto menos tabagistas tivermos na população menos problemas cardiovasculares, hipertensão e, consequentemente, menos tratamento dentro do Hospital vamos ter”, comentou o secretário da saúde Wagner Murilo Suassuna.

O tratamento oferecido pela Policlínica inclui o acompanhamento com equipe multiprofissional, e as reuniões acontecem sempre às quartas-feiras. Rotineiramente, são disponibilizados testes rápidos, teste de glicemia, avaliação clínica e exame com aspirômetro com pneumologista, além de distribuição de medicamentos para aqueles que necessitam.

“Esse evento lembra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, mas também é uma oportunidade de engajar as várias Secretarias Municipais no processo de divulgação do tratamento que voltamos a oferecer aqui, para que a população que tem interesse possa participar dos grupos e cuidar da saúde conosco”, disse a diretora da Policlínica Municipal, Gabi Azevedo.

Para a pneumologista Késsia Dantas Saraiva, a reativação do grupo de atenção aos tabagistas é uma iniciativa importante para combater o vicio, mas também para prevenir outras doenças.

“É importante lembrar a data de hoje e, sobretudo, promover ações que promovam a conscientização para os riscos do tabagismo. Também é fundamental parabenizar a Sescab pela reativação desse serviço de trabalho com os grupos, de forma ampla. O tabagismo tem que ser tratado como uma doença letal, cujo desenvolvimento de problemas associados ao vício leva a um número de mortalidade considerável”.

Moradora do Jardim Manguinhos, a digitadora Eliene Isidro de Brito revelou que, anteriormente, chegou a participar das reuniões do grupo, mas não levou a frente o tratamento, mas, hoje, já pensa em voltar.

“Estou aqui para prestigiar o evento e dar inicio ao meu tratamento. Sou fumante há bastante tempo e já comecei o tratamento duas vezes e abandonei. Na primeira, me faltou tempo e na segunda, motivação. Aguardei por 1 ano e 5 meses a liberação de um exame de espirometria e isso me desestimulou bastante. Agora quero retomar com força total”, comentou.

À frente da turma de educação infantil do CIIC, a professora Virginia Leite, destacou que o processo de conscientização sobre os males do cigarro deve começar desde cedo.

“Trouxemos uma prática pedagógica que foi trabalhada em sala de aula com a temática do combate ao hábito de fumar. Essa é uma prática muito importante, pois as crianças observam seus pais e demais parentes próximos e estabelecem um diálogo com eles sobre os riscos de fumar. Tudo que passamos, eles reproduzem em casa o que aprenderam na escola. É importante começar cedo essa conscientização”, finalizou.

Mais informações sobre o programa de combate ao tabagismo mantido pela Prefeitura Municipal podem ser obtidas na Policlínica – localizada na Travessa São Sebastião, S/N, Camalaú – , ou pelo telefone (83) 3250.3280.

Secom Cabedelo

Compartilhar