NOSSO FORTE É A ALEGRIA Carnaval Tradição começa nesta quinta-feira (20) com desfiles dos blocos no Corredor da Folia

Destaque será o retorno do bloco Os Piratas, na sexta-feira, dia 21

O Carnaval Tradição de Cabedelo começa nesta quinta-feira (20), a partir das 23h, com o Bloco Acorda tomando as ruas do Centro com muita animação. Os foliões adentram a madrugada, na Praça Getúlio Vargas e no Corredor da Folia, anunciando a chegada dos festejos de Momo na cidade portuária.

Pelas ruas Solon de Lucena, Cel Aureliano e João Vitalino – que compreendem o Corredor da Folia – passarão, até o dia 29, mais de 20 blocos. A expectativa maior é para a volta do Bloco Os Piratas, que se concentra a partir das 21h desta sexta-feira (21), em frente ao Supermercado Assis, e promete resgatar e relembrar toda a empolgação dos antigos carnavais em Cabedelo.

Shows no Calçadão – Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, o Calçadão de Formosa também recebe a folia, com shows de Raiany Stefanny e Nagibe (dia 22), Stylo Ousado e Bereguedê (dia 23) e Banda Pra Curtir e Capile (dia 24). A festa começa sempre a partir das 21h. O encerramento do Carnaval será no dia 25, na Praça Getúlio Vargas, com o aguardado show da banda É o Tchan e da cantora Myra Maia.

Segurança e trânsito – Para garantir a segurança dos foliões, até o dia 29, equipes da Guarda Metropolitana e da Mobilidade Urbana (Semob), além da Polícia Militar, estarão nas ruas em uma ação integrada para uma festa organizada e onde só tenha espaço para a alegria.

A Secretaria de Segurança vai disponibilizar 44 Guardas em cada um dos 10 dias de folia. Serão empregadas, também, seis viaturas tipo carro e três a quatro viaturas tipo moto, garantindo maior agilidade no atendimento das ocorrências. Durante os dias de festa, as equipes de plantão farão patrulhamento preventivo normalmente.

A ação da Guarda Municipal vai somar-se à da PM que, só no dia 25 – abertura oficial do Carnaval 2020 – vai colocar nas ruas 30 homens. O esforço se manterá durante todo o carnaval na cidade portuária.

Trânsito – A Semob estará presente com a equipe operacional e as equipes de sinalização e administrativo, que darão apoio ao Corredor da Folia e à logística da festa.  Diariamente, serão utilizados 12 agentes e 8 funcionários de apoio, que se revezarão em escalas de serviço de 6h atendendo aos eventos até o dia 25.

O trânsito nos locais também será modificado. No Corredor da Folia – Ruas Solon de Lucena, Cel Aureliano e João Vitaliano – as vias serão interditadas das 16h às 23h. A Semob também vai disponibilizar seu 0800  – 0800 281 0830 – nos quatro dias de carnaval, das 8hàs 20h, para denúncias e informações sobre o trânsito. 

A Secretaria de Segurança vai disponibilizar 44 Guardas em cada um dos 10 dias de folia. Serão empregadas, também, seis viaturas tipo carro e três a quatro viaturas tipo moto, garantindo maior agilidade no atendimento das ocorrências. Durante os dias de festa, as equipes de plantão farão patrulhamento preventivo normalmente. A ação da Guarda Municipal vai somar-se à da PM que, só no dia 25 – abertura oficial do Carnaval 2020 – vai colocar nas ruas 30 homens. O esforço se manterá durante todo o carnaval na cidade portuária.

Para garantir o atendimento e a proteção da saúde dos foliões, a Secretaria de Saúde terá à disposição três ambulâncias do Samu distribuídas em pontos estratégicos, caso ocorra a necessidade de intervenção. Uma tenda no Corredor da Folia servirá de ponto de distribuição de preservativos masculinos e femininos, além da oferta de testes rápidos para Hepatite e HIV, verificação de pressão arterial e glicemia. Durante a passagem dos blocos, uma equipe também percorrerá o Corredor distribuindo informativos e orientando a população.

A Secretaria da Mulher também estará presente em todos os dias de passagem de bloco e fará uma abordagem educativa com panfletagem, levantando a bandeira de combate à importunação sexual: “Meu corpo não é sua folia”. As equipes também vão promover campanhas nas redes sociais de conscientização da violência contra a mulher.

Já a Secretaria de Meio Ambiente está atuando durante o período das festas, acompanhando a folia para evitar os excessos e garantir o cumprimento dos horários pré-determinados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL 2020 DE CABEDELO

Compartilhar