NOVEMBRO AZUL Prefeitura de Cabedelo abre Campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Saúde (Sescab), promoveu, na manhã desta quinta-feira (4), no pátio da Policlínica Leonard Mozart, a abertura oficial da campanha de conscientização “Novembro Azul: Homem de atitude cuida da sua saúde”.

A principal proposta da campanha é a de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além dos cuidados integrais com a saúde do homem.

Durante todo o mês, a rede de atenção básica estará concentrada para realizar exames de prevenção e detecção do câncer de próstata, como o PSA e a Ultrassom, que poderão ser agendados a partir dos PSFs. Outras atividades também serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e Laboratório Municipal, com palestras de orientação com médicos especialistas, exames de laboratório PSA, além de exames clínicos com urologistas.

Além dos populares e usuários da Policlínica, o evento de abertura contou com a presença do vice-prefeito de Cabedelo Mersinho Lucena, acompanhado de auxiliares do Governo Municipal e de parlamentares da Câmara Municipal.

“Aproveito a ocasião para parabenizar a Secretaria de Saúde por todo trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, e dizer que a mensagem da nossa gestão, durante o ano inteiro, e principalmente nestes meses de campanhas educativas como o Novembro Azul, é de conscientização e prevenção. Temos que chamar a atenção da nossa sociedade sobre os índices alarmantes de mortalidade proveniente do câncer de próstata no nosso país, e lembrar que, se houver um diagnóstico precoce, muitas vidas poderão ser salvas. Por isso nosso recado é para que haja uma sensibilização maior nas nossas casas e também no âmbito educacional”, destacou Mersinho.

Na ocasião, foram realizados exames de ultrassom de próstata, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), encaminhamentos para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), além de uma recepção musical de voz e violão para os usuários com Adriano Taurino, distribuição de brindes alusivos à campanha, coffee break e serviços de barbearia e cortes de cabelo em parceria com a barbearia Fios e Forma.

“Esse é um momento muito importante para refletirmos. Temos que sair do campo da urgência e entrar no campo da prevenção. É muito mais fácil evitar uma doença do que tratá-la depois de instalada. O cardiologista pernambucano Edgard Pessoa de Mello diz ‘a medicina tem muito a oferecer pra quem pouco precisa e pouco a oferecer pra quem muito precisa’ e é por isso que devemos pedir também às mulheres que estão presentes nas nossas vidas  que toquem no coração dos homens em casa e os conscientizem para tratar a prevenção como prioridade”, ressaltou o secretário de Saúde Murilo Suassuna.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar a unidade de saúde para avaliação e acompanhamento.

Compartilhar