Novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo tomam posse

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), empossou, nesta sexta-feira (31), os conselheiros titulares do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Os 12 conselheiros e seus respectivos suplentes receberam as portarias das mãos do vice-prefeito, Aguinaldo Silva, em solenidade realizada no Auditório de Centro Cultural Mestre Benedito.

O Conselho é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo. Ele tem como missão consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município  no fomento da atividade turística.

“Nossa cidade tem uma vocação natural para a exploração econômica do turismo. Isso é um fato. Porém, para desenvolver esse segmento é necessário manter uma atenção plena às condições particulares do meio, seja estudando as possiblidades e avaliando as potencialidades, seja dando aval ou fiscalizando as ações postas em execução no âmbito do município. Para o sucesso nessa área, necessitamos de um Conselho legalmente constituído, que dê suporte consultivo e propositivo às iniciativas voltadas para a prática turística no município, e sirva como instância de aproximação dos atores envolvidos com a área”, declarou o vice prefeito, Aguinaldo Silva.

Os conselheiros – representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada e terceiro setor – cumprirão um mandato de 02 anos. Contam com representantes no Comtur as Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Cultura; órgãos como Iphan, Câmara Municipal; setores de meios de hospedagem e artesanato, logistas do Jacaré, a Associação Comercial, a  Fortaleza de Santa Catarina e os Guias de turismo.

“O Comtur é um órgão consultivo e de assessoramento. Ele surge para ajudar a fazer a articulação entre os vários atores que atuam na área turismo localmente e, através dele, fazemos parte da instância de governança da região turística que envolve os municípios do litoral. As atribuições envolvem a programação, o planejamento e a execução de amplas atividades relativas ao segmento”, declarou a secretária de Turismo, Vera Simões.

Conselho – Tem entre outras as funções coordenar, incentivar e promover o turismo, propor à administração municipal e sociedade civil medidas de difusão e amparo às atividades turísticas, transformar o cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município e estimular as atividades culturais e turísticas no município.

 A constituição dos Conselhos de Turismo, de forma geral, responde às demandas geradas para a exploração do setor e é importante para gerar o equilíbrio entre a preservação com base na sustentabilidade.

 

Compartilhar