Operação Arraiá do Litoral 2022: Semob de Cabedelo divulga balanço da fiscalização realizada em junho

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo divulgou, nesta terça-feira (5), o balanço da fiscalização realizada durante todo o mês de junho. Intitulada “Operação Arraiá do Litoral”, o relatório também inclui as inspeções realizadas durante os festejos de São João e São Pedro, que ocorrem no mês de junho, no município.

Entre as principais notificações realizadas por videomonitoramento 53% estão relacionadas ao não uso do cinto de segurança, 24% ao não uso do capacete e 14% a transitar pela contramão de direção.

Já entre as principais autuações efetuadas de forma presencial, destacam-se 31% em relação ao não uso do capacete, 26% referente ao não uso do cinto de segurança e 9% associados a estacionamento em local proibido.

A prefeitura municipal de Cabedelo vem investindo em pessoal e tecnologia para secretaria de mobilidade. Além da chegada de novos agentes fiscalizadores, operando, diariamente, para um trânsito mais seguro, e das novas câmeras de fiscalização que vêm desempenhando um papel não apenas punitivo, mas também educativo, pois quando registramos infrações, a exemplos, relacionadas ao uso do celular ao volante, ao não uso do cinto de segurança ou não utilização do capacete de segurança ou ainda à criança sendo transportada irregularmente, esperamos que o condutor ou passageiro reflita sobre a punição e não repita a conduta, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos os usuários.

De acordo com o secretário da Semob de Cabedelo, Inácio Morais, “o papel da fiscalização é controlar e organizar o tráfego, além de verificar se as leis e as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão sendo cumpridas corretamente. Outrossim, é importante destacar ainda que a fiscalização tem o papel de orientar e conscientizar os motoristas e pedestres a serem mais prudentes, agindo de forma defensiva e preventiva, proporcionando disciplina e harmonia no trânsito, além de, quando executado com eficácia, contribuir para a redução dos acidentes, como é o caso do nosso município, onde, durante as festividades, de junho ou em outras ocasiões, o índice de sinistros, no trânsito, praticamente é zero. Isso demonstra que o trabalho realizado pela nossa equipe é eficiente e eficaz, pontuou o secretário.

Estrutura – A Semob de Cabedelo está localizada na BR-230, Km 7,5, Intermares e dispõe de um efeito composto por 20 agentes, além de duas viaturas e quatro motocicletas. As equipes trabalham em regime de escala nos três turnos. Além da fiscalização, in loco, nas ruas, as inspeções das infrações também ocorrem por meio do videomonitoramento com 32 câmeras espalhadas por todo o município.

O telefone do órgão para o cidadão obter mais informações é o 0800 281 0830 ou pelo WhatsApp 99406-0348 ou ainda por meio do instagram: @semob.cabedelo.

 

 

Compartilhar