OUTUBRO ROSA Cabedelo abre programação do mês de prevenção ao câncer de mama com mutirão de exames

Ações acontecem durante todo o mês, lembrando o cuidado e a importância do autocuidado

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), deu início, nesta sexta-feira (1º), à programação alusiva ao Outubro Rosa.

Como acontece anualmente, durante todo o mês, o município estará engajado na campanha que é dedicada às ações de alerta à população para a saúde feminina e à prevenção ao câncer de mama.

O início das atividades contou com a realização de um Mutirão de Exames de Ultrassom para diagnosticar o câncer de mama, na Policlínica Leonardo Mozart. A unidade disponibilizou 50 ultrassons para a comunidade. A ação teve a participação do prefeito Vitor Hugo, secretários municipais, representantes da Câmara Municipal e da senadora Nilda Gondim.

Além do Mutirão de Exames, a PMC vai promover uma Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama. A competição será realizada no dia 17 de outubro e com a participação de 400 corredores – entre profissionais, amadores e crianças. A competição contará com três percursos: 10 KM, 5 KM, 3 KM, e ainda a categoria Kids, e terá concentração no Lovina Beach Club. O Encerramento das atividades acontecerá em forma de um Aulão de dança, no dia 26, na praia de Intermares.

“Quero destacar a importância do Outubro Rosa para as mulheres, como mês de alerta e mobilização em torno da conscientização para a necessidade dos exames preventivos. Atualmente, são poucas as pessoas que não têm um caso de câncer de mama na família. No caso de minha mãe, em particular, foi graças ao exame preventivo que ela conseguiu se curar, fez o tratamento e hoje tem 100% de saúde. Toda essa experiência vem demonstrar a importância de realizar os exames de prevenção ao câncer de mama. É preciso estar atento, pedir que as mulheres não tenham vergonha de se submeter aos exames e, sobretudo, garantir o acesso amplo da população ao exame”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em seu pronunciamento, a secretária da Mulher, Priscila Rezende, destacou a importância da campanha no processo de esclarecimento e conscientização das mulheres. Também alertou para os riscos do câncer de mama, e lembrou da luta de sua mãe, Graça Rezende, contra a doença.

“Neste início do mês alusivo ao combate ao câncer de mama, quero relatar o quanto foi importante para minha mãe fazer prevenção. Devido aos exames preventivos, ela pode combater e lutar de forma incansável pela vida, podendo prorrogar a sua partida vivenciar tudo que ela queria. Por isso, nos engajamos nas ações do Outubro Rosa e nos comprometemos com a mensagem que pede para que nos cuidemos, pois com a prevenção muitas mulheres conseguem vencer a luta.  A campanha serve justamente para isso: para que as mulheres se toquem, se cuidem, se amem”.

Em Cabedelo, a SEPM e a Sescab buscam, durante este mês, promover a conscientização da população para os riscos do câncer de mama e da importância da prevenção através do autoexame, realização de mamografia e o cultivo de hábitos alimentares saudáveis.

Os serviços de saúde serão mobilizados com ações e palestras relativas à prevenção do câncer de mama. Também aos sábados, até o final do ano, os postos estarão abertos para dedicar atenção às mulheres.

“A prevenção em saúde é tudo e o Outubro Rosa giram em torno dessa lógica. Hoje também chamamos a atenção para os serviços que a Prefeitura vem oferecendo nessa linha do cuidado com a mulher, desde a Atenção Básica, cuidados básicos, pré-natal, medicina especializada na Policlínica e também no ato cirúrgico. Temos que trabalhar no lado da prevenção para sair do campo da urgência, e é para esse caminho que estamos voltados no momento. O foco é trabalharmos de forma sinérgica, em parceria, apoiando ações como as do esporte, das mulheres e das ações governamentais, tudo isso aliado aos serviços específicos da saúde”, comentou o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

Quem participou do mutirão desta sexta-feira fez questão de reforçar a importância da iniciativa e, principalmente, do autocuidado.

“Acho super importante esse tipo de campanha. Ela é necessária, pois temos que estar sempre nos prevenindo. Se a gente bem pensasse, não descuidaria da saúde e da prevenção. Se cuidar é ter amor próprio, se amar. É isso que penso”, declarou Jaira de Souza, moradora de Formosa.

Marcia Noriko, de 60 anos, residente em Camboinha I, estava na expectativa de fazer o exame e comentou sobre as ações do Outubro Rosa.

“Acho ótimo esse chamamento. Penso que as mulheres não podem relaxar, ter vergonha ou deixar para depois a prevenção e o autocuidado. Trata-se de uma doença perigosa e que merece atenção por parte de todos. Além disso, a mulher tem que estar consciente, procurar e ter acesso a exames como a mamografia e papanicolau, esses exames que contribuem com a nossa saúde”, finalizou.

Compartilhar