OUTUBRO ROSA Cabedelo realiza Mutirão de Exame para prevenção ao Câncer de Mama

Ação acontecerá na sexta-feira, dia 1º, na Policlínica Leonardo Mozart

Nesta sexta-feira (1º) tem início o mês de outubro e, com ele, a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Como acontece todos os anos, Cabedelo estará engajada nas ações em prol da saúde feminina.

Na cidade, a campanha será coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab). O início das atividades contará com a realização de um Mutirão de Exames de Ultrassom para diagnosticar o câncer de mama. Na segunda-feira (1º), a partir das 8h, a Policlínica Leonardo Mozart vai ofertar 50 ultrassons.

Para ter acesso, basta comparecer ao local no horário, com o cartão SUS, RG e Comprovante de Residência. Mulheres acima dos 40 anos precisam apresentar, ainda, uma exame de mamografia.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Cabedelo, a SEPM e a Sescab buscam, durante todo o mês, promover a conscientização da população para os riscos do câncer de mama e da importância da prevenção através do autoexame, realização de mamografia e o cultivo de hábitos alimentares saudáveis. Durante todo o mês, os serviços de saúde são mobilizados, com ações e palestras relativas à prevenção do câncer de mama.

“Cabedelo, mais do que nunca, está engajada e comprometida com a campanha e a temática do Outubro Rosa. Debater o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, é muito importante para a sua prevenção. Um simples autoexame pode identificar a doença e dar chances maiores de sua cura. A campanha serve justamente para isso: para que as mulheres se toquem, se cuidem, se amem”, disse a secretária da Mulher, Priscila Rezende.

Além do Mutirão de Exames, a PMC vai promover uma Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama. A competição será realizada no dia 17 de outubro e com a participação de 400 corredores – entre profissionais, amadores e crianças. A competição contará com três percursos: 10 KM, 5 KM, 3 KM, e ainda a categoria Kids, e terá concentração no Lovina Beach Club.

Compartilhar