OUTUBRO ROSA Cabedelo vai realizar Mutirão de Ultrassom Mamária

Ação acontece no dia 19 de outubro, na Policlínica Municipal; agendamento deve ser realizado previamente nas USFs

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), realiza, no próximo dia 19, um Mutirão de Ultrassom Mamária em alusão ao Outubro Rosa. A ação vai acontecer na Policlínica Leonard Mozart durante todo o dia, a partir das 7h.

Serão oferecidas 50 vagas, distribuídas entre a manhã e à tarde. Para ter acesso é necessário o agendamento prévio na Unidade de Saúde da Família.

Além desse Mutirão, a campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, também prevê a oferta de mais ultrassons no dia 26, na Quadra do Renascer III, em uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM).

Exame – A ultrassonografia, assim como o autoexame e a mamografia, constitui o rol de métodos recomendados para a prevenção e diagnóstico de alterações mamárias. De acordo com especialistas, o exame não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Nele, o aparelho de ultrassom trabalha com ondas sonoras de alta frequência, que proporcionam imagens da estrutura interna dos órgãos do corpo, como a mama.

Nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são visíveis pelo exame. A indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom uma vez por ano a partir dos 25 anos.

 

Compartilhar