OUTUBRO ROSA Centro de Especialidades Odontológicas de Cabedelo recebe palestra sobre prevenção ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta segunda-feira (18), mais uma ação relativa à programação da campanha Outubro Rosa. Desta vez o alvo foram os usuários do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o câncer de mama e os métodos de prevenção.

A palestra, proferida pelas enfermeiras Stephany Lorrany e Elisandra Paulo, pontuou questões acerca da doença, detecção dos sinais, autoexame e hábitos saudáveis de alimentação para a prevenção.

“Damos prosseguimento à programação do mês de outubro trazendo para os usuários do CEO uma palestra sobre a prevenção e o autocuidado com relação ao câncer de mama. O encontro entre os profissionais da saúde e os usuários dos nossos serviços se estende por todo o mês e é a oportunidade de promover a conscientização da população. Essa é uma ação que já levamos ao Hospital e às Unidades Básicas de Saúde, dentro da meta de conduzir o máximo de esclarecimentos e informações a quem precisa e manter o compromisso da gestão com a prevenção”, declarou a secretária adjunta da saúde, Gabriela Azevedo.

“Essas ações são muito importantes para os nossos usuários, sobretudo no que concerne aos riscos do câncer de mama e os métodos disponíveis de prevenção. Recebemos as profissionais de enfermagem do Hospital Municipal com o objetivo de mostrar os cuidados necessários para prevenção do câncer de mama”, completou a diretora do CEO, Rayssa Nunes Camelo.

Para a secretária da mulher, Priscila Rezende, cada nova ação de esclarecimento é uma oportunidade de promover a conscientização sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama e de promover a saúde da mulher.

“Temos que aproveitar todas as oportunidades possíveis para falar sobre câncer de mama e prevenção. Temos um mês intenso de atividades e buscamos ir a todos os lugares promovendo essa conscientização, sobre o autoexame e o cuidado. É preciso reiterar sempre a necessidade procurar um médico, de fazer o autoexame, de realizar a ultrassom de mama e a mamografia, caso necessário. Também aproveitamos a oportunidade para falar sobre os nossos projetos voltados para as mulheres cabedelenses”, finalizou.

A campanha Outubro Rosa em Cabedelo será encerrada no próximo dia 26, com um Aulão de Ritmos, promovido pelo projeto Remexer, da SEPM, no bairro de Intermares.

Compartilhar