OUTUBRO ROSA Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa promove palestra e faz alerta sobre a prevenção ao Câncer de Mama

Dando continuidade às ações alusivas ao Outubro Rosa em Cabedelo, a Prefeitura Municipal de Cabedelo,  por intermédio da Secretaria de Saúde (Sescab) e do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), promoveu nesta segunda-feira (17) uma palestra educativa com o tema “Prevenção ao câncer de mama e estratégias para o autocuidado”.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais frequente na mulher brasileira e a iniciativa do HMMPAB, que foi voltada para os funcionários que estavam disponíveis e usuários que estavam sendo atendidos, visou difundir informações importantes acerca dos cuidados e do pré-diagnóstico da doença.

Além da palestra, foi oferecido um lanche às mulheres participantes do evento, que também foram surpreendidas com flores de chocolate.

“Durante todo esse mês de outubro a gente vem mantendo as atividades de conscientização sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. Também estamos diariamente enfatizando as informações em todos os setores do Hospital. A ação de hoje ação foi voltada para os funcionários e também para parte dos usuários que estavam em atendimento na unidade. A mensagem que passamos é a importância da prevenção  e do autocuidado, pois cuidar de si próprio é um ato de amor”, destacou a diretora administrativa do HMMPAB, Elisandra Paulo.

A palestra foi ministrada pela médica mastologista, pós graduada em medicina integrativa (pelo Hospital Albert Einstein) e doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Rossana Paiva.

“A questão maior dentro do Outubro Rosa é mesmo a conscientização. Pois esse é o câncer que mais atinge as mulheres e ainda tem alta mortalidade nos tempos atuais. A gente tem que bater na tecla da prevenção, pois isso aumenta as chances de cura em até 98%. A mulher que faz seus exames de forma periódica e diagnostica o câncer na fase inicial tem uma chance muito alta de cura. De uma forma geral, a partir dos 40 anos, é recomendável que as mulheres façam uma mamografia anual e outros exames que investiguem indícios do câncer. A iniciativa da Prefeitura de Cabedelo é fantástica e extremamente necessária, até mesmo pra chamar a atenção dessas mulheres a se cuidarem. Está de parabéns a direção do hospital por essas ações”, destacou a médica, que pertence aos quadros do Hospital Universitário Lauro Wanderley e do Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC/SES-PB).

O HMMPAB e a Policlínica Leonard Mozart têm oferecido o exame de USG mamária, e as marcações são feitas via SISREG nas Unidades de Saúde da Família (USF). No último sábado (15) ocorreu um mutirão com 26 atendimentos e, durante o mês de outubro, ocorrerão 5 atendimentos por dia de segunda a sábado no Hospital.

 

Compartilhar