OUTUBRO ROSA Prefeitura de Cabedelo abre campanha de prevenção ao câncer de mama nesta quarta-feira, dia 5

Dentre as ações programadas, estão a oferta de ultrassons à população

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e da Secretaria de Saúde (Sescab), desenvolve, a partir da quarta-feira (5), uma programação alusiva à campanha do Outubro Rosa.

Este ano, o mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama, será celebrado com a oferta de exames de ultrassom às mulheres interessadas em se submeter ao procedimento de detecção de alterações mamárias.

A campanha, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sescab) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), será aberta em evento público no Cabedelo Clube, no dia 5, às 9h, onde serão oferecidas 20 ultrassons de mama. O objetivo é promover a conscientização sobre os riscos do câncer de mama e a importância dos métodos de prevenção.

“A temática sobre o câncer de mama deve estar presente durante todos os dias do ano, afinal é uma questão que exige atenção e promoção de cuidados. O mês de outubro se destaca por ser um período em que as ações se intensificam com o objetivo de reforçar a ideia da prevenção, promover o acesso aos exames e conscientizar para sua importância. Por isso, a SEPM abre parcerias e espaços de esclarecimento não só para lembrar a passagem do mês, mas para contribuir com uma maior conscientização sobre a enfermidade e métodos de prevenção”, comentou a titular da Secretaria das Mulheres, Priscila Rezende.

No dia 26, encerrando a programação do mês, a campanha vai ofertar mais 20 ultrassons, dessa vez na Quadra do Renascer III.

Para ter acesso, basta comparecer ao local no horário, com o cartão SUS, RG e Comprovante de Residência. Mulheres acima dos 40 anos precisam apresentar, ainda, um exame de mamografia.

Exame – A ultrassonografia, assim como o autoexame e a mamografia, constitui o rol de métodos recomendados para a prevenção e diagnóstico de alterações mamárias. De acordo com especialistas, o exame não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Nele, o aparelho de ultrassom trabalha com ondas sonoras de alta frequência, que proporcionam imagens da estrutura interna dos órgãos do corpo, como a mama.

Nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são visíveis pelo exame. A indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom uma vez por ano a partir dos 25 anos.

Outubro Rosa – O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Compartilhar