OUTUBRO ROSA Prefeitura de Cabedelo realiza abertura da programação do mês dedicado a campanha de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), realizou, nesta quarta-feira (05), a abertura oficial da programação alusiva à campanha do Outubro Rosa.

A solenidade aconteceu no Cabedelo Clube e reservou ao público presente uma mostra dos projetos desenvolvidos pela SEPM, serviços de saúde, orientação e palestras sobre o tema relacionados aos métodos de prevenção.

O evento contou com o encaminhamento à Policlínica de 20 ultrassons, além da participação do projeto Remexer, que incentiva a prática da dança entre a população feminina; exposição de produtos das artesãs do projeto Ondinas de Cabedelo e profissional em design de sobrancelhas. Ainda foram ofertados exames de glicemia, medição de pressão e orientação nutricional. As ações foram desenvolvidas com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas e Unipê.

A programação do mês terá prosseguimento no próximo dia 19, com evento na Policlínica Municipal, onde também deverão ser ofertados exames de ultrassom. O encerramento da campanha está previsto para o dia 26, no bairro do Renascer.

“A realização desses eventos é um chamado à população feminina do município e um alerta em favor do combate ao câncer de mama. A mensagem trazida pela campanha que apela à conscientização e prega a utilização de métodos preventivos, assim como defende a promoção da acessibilidade aos exames e ao tratamento por parte do serviço público, levanta temas importantes que não podem passar batidos. São em verdade assuntos permanentes da pauta de gestão”, declarou a primeira-dama do município, Daniela Ronconi.

A palestra magna da solenidade foi proferida pela professora do Curso de Enfermagem do Unipê, a enfermeira Milena Barbosa da Silva, que falou sobre a importância da Prevenção ao Câncer de Mama como estratégia eficiente contra a mortalidade proporcional por câncer em mulheres que, no período 2016-2020, chegou a atingir o primeiro lugar no país. No segundo momento, alunos do 6º Período da FCM, apresentaram um painel sobre sintomas, detecção de anomalias e métodos de prevenção.

“O combate à incidência do câncer de mama em nosso meio demanda atenção, luta e fé. É preciso, antes de tudo, conscientizar, levar a mensagem de que é preciso se cuidar. A prevenção e o cuidado salvam vidas realmente, assim como a descoberta de qualquer problema precocemente e a aplicação do tratamento adequado prolonga vidas. O câncer tem cura. Por isso é preciso insistir em orientar as mulheres para que não relaxem, não deixem de se cuidar. A data de hoje, assim como o mês, é apenas um momento deste processo que tem que ser de alerta contínuo”, declarou a secretária das mulheres, Priscila Rezende.

Em sua fala, o secretário de saúde, Murilo Suassuna, destacou o trabalho que é desenvolvido no município em prol dessa causa pela Atenção Básica, destacando a conscientização, realização de ultrassons e encaminhamento de casos, via regulação, para realização de mamografias.

“Este é um dia marcante para podermos conscientizar, chamar atenção para um mal que tem solução, afinal estamos tratando de uma situação que, previamente descoberta, podemos solucionar mais de 90% dos casos. Em 2018, quando assumimos a pasta, tínhamos uma série de exames represados, entre ultrassons e mamografias, e de lá para cá, conseguimos corrigir o processo e hoje não temos mais filas represadas à espera de exames. Temos hoje capacidade de realizar mais de 400 ultrassons por mês e temos satisfação em dizer que, quem precisar ou tiver interesse, basta procurar nossos serviços”, comentou.

Compartilhar