OUTUBRO ROSA Saúde de Cabedelo promove eventos em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), deu prosseguimento, nesta quinta-feira (07), à programação elaborada para marcar o mês de alerta e prevenção ao câncer de mama. Mais dois eventos aconteceram hoje pela manhã, voltados para médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e usuários do Caps.

O Centro de Atenção Psicossocial Porto Cidadania recebeu uma equipe de profissionais de estética e ofereceu uma manhã de cuidados e beleza  para os usuários. Limpeza de pele, manicure, pedicure fizeram parte dos serviços oferecidos.

Já no auditório da Secretaria de Educação, cerca de 15 profissionais médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde participaram de uma capacitação sobre a  saúde da mulher, os fatores de riscos para a incidência do câncer de mama e a prevenção à doença.

“Estamos dando continuidade às ações do Outubro Rosa e, hoje especialmente, levamos um evento dedicado à estética feminina para as usuárias do Caps, numa forma de levar o alerta sobre o câncer a todas as parcelas da população e, também, trabalhar valores como a autoestima. Noutro pólo, também achamos importante promover a capacitação dos profissionais médicos que atuam nas Unidades Básicas, para fortalecer as ações voltadas para a saúde da mulher”, declarou a secretária adjunta da saúde, Gabriela Azevedo.

Durante todo este mês, a Sescab promove ações como orientações, palestras educativas e oferta de exames, mas, de acordo com Azevedo, essa é uma prática que se estende por todo ano com a qualificação dos profissionais, o acolhimento humanizado e a oferta de exames para a população.

“Nós que fazemos saúde em Cabedelo temos um olhar diferenciado e damos a maior importância à saúde da mulher não só no mês de outubro. Aproveitamos o período, claro, para dar visibilidade aos nossos serviços voltados para a saúde da mulher e levar a mensagem da campanha a toda população. Todos os meses do ano, de janeiro a janeiro, contudo, oferecemos ultrassonografias mamárias, o acolhimento em nossos serviços das Unidades Básicas à Policlínica Especializada e ao Hospital, sempre fortalecendo e qualificando essa atenção. É nossa forma de promover a prevenção”, concluiu Gabriela.

Compartilhar