Palestras e homenagens marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher em Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), realizou, na noite desta segunda-feira (9), um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

O Auditório Executivo do Uniesp – Centro Universitário (antigo Instituto de Educação Superior da Paraíba) ficou lotado de pessoas que foram prestigiar a solenidade com a participação de várias mulheres cabedelenses. Na programação especial foram realizadas atividades informativas, educativas e de entretenimento, além das homenagens principais, através da entrega do Calendário 2020 da SEPM, em que doze mulheres são destaques por sua atuação e biografia.

A primeira dama de Cabedelo, Daniella Ronconi, bacharela em Direito e residente em Cabedelo desde 1992,  foi uma das homenageadas no calendário. Em seu pronunciamento, ela destacou as ações da Secretaria da Mulher no empoderamento das mulheres cabedelenses.

“O Poder só é muito bom se pudermos modificar a vida das pessoas pra melhor. Tudo vem dando certo, porque juntos somos mais fortes. A secretária da Mulher, Priscilla Resende, está de parabéns pelo evento, pois tem a confiança da gestão municipal e isso decorre do brilhantismo das ações realizadas nesta pasta. Hoje é uma noite para agregar conhecimento, trazer esclarecimentos e, além disso, prestigiar o lançamento desse brilhante projeto do calendário. Doze mulheres sendo homenageadas, cada qual com sua beleza e importância no mundo cultural ou político, do comércio, da educação, etc… Serve como uma motivação, para fazer valer a pena cada esforço das mulheres que estão, cada vez mais, conquistando o seu espaço com determinação e dignidade”, ressaltou a primeira dama.

A SEPM desenvolve ao longo de todo o ano projetos para estimular a autonomia financeira e a autoestima das mulheres, através do Maria Empreendedora e Ondinas, que promove capacitações em produção de alimentos e artesanato; e o Projeto Remexer, que promove cuidados com a saúde da mulher, através da atividade física. Além disso ,também atua no enfrentamento da violência, em parceria com a Delegacia da Mulher de Cabedelo e a Ronda Maria da Penha, com apoio às mulheres vítimas de violência na cidade.

A secretária Priscilla Resende fez questão de destacar o trabalho em equipe para a realização de mais um projeto em prol da mulher cabedelense.

“Meu carinho e gratidão a todos que colaboraram e participaram deste evento, pois é um trabalho de parceria, e é assim que a gente faz gestão. O projeto do calendário foi iniciado há alguns meses e visou homenagear grandes mulheres com relevantes serviços prestados ao nosso município”.

Homenagens – Ponto alto do evento, a entrega do Calendário 2020 elaborado pela SEPM prestou homenagem a doze mulheres de Cabedelo, por sua representatividade e atividade dentro da comunidade. artesãs, educadoras, vereadoras, advogadas, administradoras, líderes sociais e culturais ilustraM, em cada mês do calendário, uma história inspiradora. As representantes foram: Cleide Rocha (janeiro), Tereza Júlio (fevereiro), Jô do Osso (março), Dona Paizinha (abril), Léa Praxedes (maio), Teca do Coco (junho), Daniella Ronconi (julho), Rosita Viana (agosto), Socorro do Jacaré (setembro), Graça Rezende (outubro),  Niselma Santos (novembro) e Rejane Viana (dezembro).

A educadora Rejane Viana foi homenageado por sua atuação nas escolas municipais de Cabedelo e, mesmo aposentada, ainda empresta seu talento à área educacional como voluntária.

“Eu achei muito importante e significativa essa homenagem prestada, inclusive, em relação a mim, que já estou aposentada. Fico feliz ter sido lembrada pela Secretaria das Mulheres. Agradeço à Priscilla em nome de todos da Prefeitura”, disse.

Niselma do Nascimento, presidente da Associação de Mães, Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), recebeu a homenagem e ressaltou que sua luta vem sendo refletida nas ações do Governo.

“Eu fiquei muito honrada por ser uma das mulheres homenageadas, principalmente por esse governo que tem pensado muito nas pessoas com deficiência que temos lutado tanto. A última ação de deixar um espaço inclusivo, um lugar acessível na festa de carnaval e a intenção da criação do núcleo da pessoa com deficiência… Por tudo isso eu quero agradecer a essa gestão”.

Programação voltada para a saúde e os direitos das mulheres – A solenidade foi diversificada e incluiu alongamento, dinâmicas e aulão de zumba com as educadoras físicas Karyne, Laura, Sílvia e Erlany. Na sequência, os participantes ouviram as das palestras: Gênero e Cidadania, com a Mestra em Educação Física pela UFPB, Lígia Luiz de Freitas; Atividade Física e Saúde, ministrada pela educadora física Silvana Nóbrega Gomes (Universidade de Granada – Espanha). Juntas, elas demonstraram a importância da prática de atividades físicas na saúde e na autoestima da mulher.

A palestra Violência Doméstica e Feminicídio foi conduzida pela investigadora criminal Vanessa Karina Câmara, representante da Delegacia da Mulher de Cabedelo; e por Gilma Menezes, coordenadora da Ronda Maria da Penha e inspetora da Guarda Civil Metropolitana de Cabedelo.

Após as palestras, às mulheres presentes foram entregues rosas e sorteado brindes. A programação seguiu com a entrega Calendário Especial da SEPM 2020. A noite foi finalizada com o oferecimento de um coffee break para todos os convidados. O evento contou com a parceria das empresas: Clube 7 Cosméticos, Karavella Moda Praia e Confecções, SD (Sobrancelha Design) e Luciana Chaves (Dermato Funcional).

Compartilhar