A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, nesta quinta-feira (06), a solenidade de entrega de veículos para as operações do Pelotão Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
Na oportunidade, o prefeito Vitor Hugo assinou o Termo de Compromisso de Cooperação Operacional nº 001/2018, celebrado entre a Semapa e a SSM, para a operacionalização das atividades de policiamento ambiental no município.
“É uma grande satisfação participar de um momento único nesta cidade, que é a oportunidade de entregar esses veículos zero quilômetro para permitir a operacionalidade das ações de segurança no município. Hoje, o Pelotão Ambiental está recebendo um veículo e a GCM dois, mas a intenção é que, ano que vem, possamos dobrar esse quantitativo e, assim, oferecer melhores condições de trabalho aos nossos agentes. Esse é um trabalho contínuo em que nos empenhamos para melhoria da qualidade dos serviços da cidade”, comentou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.
O secretário Walber Farias destacou a particularidade da Semapa ser uma das únicas no Estado a ter uma equipe de fiscais efetivo. Ele ainda pontuou as inovações da pasta, como a implantação do Pelotão Ambiental, a constituição de um efetivo, a qualificação e aparelhagem.
“Esse é um momento ímpar para a Semapa, pois há muito tempo estamos trabalhando para fortalecer o processo de fiscalização dentro do município. A aquisição do veículo é só mais uma parte de um processo, o cumprimento de uma de nossas promessas, pois após conseguirmos por o pelotão em operação, vamos melhorar a cada dia as condições de trabalho, com qualificação e equipamentos”.
O Pelotão Ambiental foi criado a partir de uma parceria estabelecida entre a Semapa e a Guarda Civil Municipal, e conta com um quantitativo de 15 servidores cuja missão é atuar no policiamento dos crimes ambientais. As ações do efetivo têm como prioridade a fiscalização das áreas de praia, mangue e do parque natural (Mata do Estado), as áreas urbanas na coibição de poluição sonora e o combate ao lançamento criminoso de resíduos da construção civil no perímetro do município.
Secom Cabedelo