PIONEIRA Prefeitura de Cabedelo é a primeira do Estado a propor a institucionalização do ensino regular da Dança

Iniciativa vai possibilitar, dentre outras coisas, a profissionalização dos alunos e políticas públicas de incentivo e fomento à produção da dança no município

Cabedelo é a primeira cidade da Paraíba a instituir o ensino regular de dança. A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), enviou à Câmara Municipal o projeto para institucionalizar o Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, com o objetivo de regulamentar, ampliar e sistematizar o trabalho de formação e de produção da arte da dança já desenvolvido há 34 anos no município.

A Escola de Dança de Cabedelo, apesar de já apresentar destinação de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias Municipal (LDO) e possuir seu trabalho reconhecido em nível estadual, até o desenvolvimento deste programa, não havia sido institucionalizada e não apresentava uma definição metodológica a ser seguida.

A institucionalização vai possibilitar, dentre outras coisas, uma maior profissionalização dos alunos; a criação de mecanismos legais de apoio e fomento à produção da dança; além de contribuir para sua formação social a partir do entendimento do ser artista e do diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade civil. Além disso, vai permitir a abertura de polos de Dança nos bairros, investimentos em intercâmbio e auxílio financeiros para alunos e a contratação de professores.

No programa serão criados três coletivos artísticos. O Ballet Jovem de Cabedelo atenderá a faixa etária de 12 a 17 anos e possibilitará aos alunos do programa um primeiro contato com a produção artística. Já o Balé Popular será voltado para o Grupo profissional de dança, atendendo bailarinos de 18 a 35 anos a partir da técnica da dança clássica e contemporânea e do estudo das características culturais da nossa cidade. Por fim, a Companhia Clássica Municipal será um grupo profissional em Ballet clássico, que atenderá bailarinos acima de 18 anos e que não estejam mais em idade escolar do programa, possibilitando um estágio avançado nas técnicas clássicas, além da construção de espetáculos cênicos para representar a Cidade em diversos eventos.

As audições para a seleção dos alunos que irão compor os coletivos artísticos acontecem no Centro Cultural Mestre Benedito. Para se inscrever, basta CLICAR AQUI. 

O programa também visa sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança no município, observando-a como uma conjunção de saberes e buscando sempre compreender, valorizar e desenvolver ações continuadas e o ensino regular da dança, com base no Ballet Clássico, aliado ao diálogo e salvaguarda das diversas linguagens que compõe a pluralidade cultural da dança na cidade. Reconhecendo, assim, sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos.

“Cabedelo tem a dança presente em todo seu processo de formação social. Sua identidade apresenta desde o popular, com a Nau Catarineta, Coco de Roda, Quadrilhas Juninas; passa pela contemporaneidade dos grupos de dança de rua, dos grupos de axé dos anos 90 e vai até a dança moderna dos tempos atuais. Entretanto, apesar de toda essa pluralidade, uma formação continuada só foi desenvolvida através do Ballet, que, aliás, é a base de todo o processo. Diante disso, o programa terá seus princípios estabelecidos na dança como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da inteligência criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Tendo como foco uma proposta que o compreende o artista da dança como parte e produtor da arte e da cultura local”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Audições – Para o Balé Popular de Cabedelo as audições acontecem no dia 25 de maio, a partir das 18h30. Para participar, é preciso ter entre 18 e 35 anos; três anos de experiência comprovada em dança (dançarino ou bailarino) e ter disponibilidade todas as noites.

Para a Cia. Clássica Municipal, as audições acontecerão no dia 01 de junho, a partir das 18h30. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ter experiência em dança Clássica e estudo de balé de repertório, além da disponibilidade para ensaios.

Por fim, para o Ballet Jovem de Cabedelo, as audições serão no dia 18 de junho, às 18h30. É necessário ter entre 13 e 18 anos e ser aluno da Escola de Dança Municipal

 

Compartilhar