Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Equipe SOGO

PMC realiza 1ª edição do Tenda Cultural com homenagens às mães e resgate à cultura local  

Uma noite de resgate à cultura cabedelense. Foi assim a primeira edição do projeto Tenda Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) neste sábado (12). Com uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado hoje (13), o evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas e contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e da população cabedelenses, […]

13/05/2018 11h41 Atualizado há 2 anos atrás

Uma noite de resgate à cultura cabedelense. Foi assim a primeira edição do projeto Tenda Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) neste sábado (12). Com uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado hoje (13), o evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas e contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e da população cabedelenses, que prestigiou e se emocionou com a iniciativa e com a lembrança às mães da cidade, representadas, na ocasião, pelas mulheres da Nau Catarineta.

O Tenda Cultural faz parte do Plano de Ação Cultura Viva, desenvolvido pela Secult, com o objetivo de incentivar e promover um encontro das diversas vertentes culturais do município. A intenção do projeto foi iniciar o movimento na Praça Getúlio Vargas pela importância do local para a cidade. Nas próximas edições, percorrerá diversos bairros, com uma temática diferente a cada mês.

Nesta 1ª edição, o projeto levou à Praça apresentações culturais da Escola de Ballet e Dança do Município de Cabedelo; dos atores Heráclito Cardoso – que recitou o poema “Menino Jesus”, do poeta português Fernando Pessoa; e Alessandro Tcche interpretando a personagem cômica Dona Socorro. A noite também contou com as apresentações musicais de Marcos Alcântara com Lineker Diego e do grupo de chorinho Os Prateados.

“Na noite de hoje vemos nascer novamente a cultura e a esperança do povo de Cabedelo. E temos a oportunidade de reconhecer que nossa cultura é riquíssima com tantos talentos que existem na cidade e que, por muito tempo, não foram valorizados como deveriam. Deus me deu a missão de conduzir os destinos desta cidade e também de apresentar uma equipe tão competente quanto essa da Secult, que ainda tem tanta coisa linda e emocionante para desenvolver e resgatar a cultura do povo cabedelense”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Aproveitando o tema do projeto – Dia das Mães – o prefeito fez questão de deixar sua mensagem a todas as mães cabedelenses.

“Quero felicitar todas as mamães do mundo, em especial as cabedelenses. Mãe é algo único em nossas vidas e merece tudo de melhor, não somente em um dia, mas durante toda a vida. Pois elas são significado de amor. Desejo a todas um dia muito especial”.

Na Praça, também foi montada uma feirinha de artesanato com a participação de empreendedoras e artesãs cabedelenses, como também uma pracinha de alimentação.

O secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, satisfeito com o sucesso do evento, comentou sobre os objetivos da Tenda Cultural. “A ideia é de inserção social dos movimentos culturais nas ruas e nos bairros de Cabedelo, promovendo interação entre os diversos segmentos. O projeto acontecerá mensalmente e abrangerá dança, música, teatro, artesanato e as mais diversas vertentes populares de uma cultura que estará sempre viva e ativa”, destacou.

Quem saiu de casa à noite e foi prestigiar o evento, aplaudiu a iniciativa e vibrou com a volta de ações que destaquem a cultura de Cabedelo.

“Eu achei uma excelente iniciativa. A cidade estava precisando desse tipo de evento e que o jovem pudesse interagir e se integrar com a cultura da cidade. Também é interessante para os artesãos e empreendedores fazerem parte dessas ações, para que a comunidade possa conhecer o nosso trabalho. Parabenizo a Prefeitura Municipal por essa realização”, disse Bianka Martins.

“Achei tudo bonito. Deus abençoe para que esses eventos continuem acontecendo. Como mãe me sinto prestigiada e feliz”, completou a dona de casa Aparecida Carvalho.

Homenagens – As grandes homenageadas da noite – as mães cabedelenses – foram representadas pelas mulheres da Nau Catarineta Feminina e do grupo cultural da Terceira Idade Eneida das Neves Monteiro

Quem também foi homenageada pela Secult durante o evento foi a mestra Cultural Têca do Coco, que recebeu, emoldurada num quadro, a cópia da recém promulgada lei municipal 1.890/2018, que instituiu o Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda”, a ser celebrado em 22 de novembro.

São João – Durante o Tenda Cultural, o prefeito anunciou a realização do São João em Cabedelo. Serão sete dias de festa, resgatando a tradição junina na cidade.

“Faremos o São João de 23 a 29 de junho, com foco em um São Pedro mais  fortalecido, pois durante a noite de São João não podemos competir com outros grandes eventos. E ainda teremos uma estrutura especial no local do evento para as pessoas acompanharem aos jogos do Brasil na Copa do Mundo”, adiantou.

  

Secom Cabedelo


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade