Evento, que está em sua 2º edição, reuniu os melhores surfistas da região em três dias de muito esporte
Cabedelo se tornou o reduto do surf paraibano neste fim de semana com a realização da 2ª edição do Dique Surf Festival, evento promovido pela Sprite e que contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Durante três dias – 11, 12 e 13 – a Praia do Dique reuniu os melhores surfistas da região, que disputaram as melhores ondas nas categorias principais Open, Sênior e Master, e também nas categorias Open Local, Estreante, Long Board e Special Session. Além de manobras radicais, o Festival também contou com muita música, com shows de Joseph Cardin DJ Marceleza e Dj Eric Furni, no sábado (12); e Jeff Lui e Wesley Monteiro e Brisa Sonora, no domingo (13).
A novidade deste ano ficou por conta da Travessia de Natação, que reuniu competidores em um percurso de 1Km pelo mar de Cabedelo.
O evento teve o patrocínio das empresas Sprite, Rotator Blanks e Style Surf e contou com a Prefeitura de Cabedelo como responsável por toda infraestrutura do Festival, com sonorização, palco, iluminação, limpeza da praia, licença ambiental, despesas com a premiação em troféus e espaço para comerciantes. O apoio logístico ficou por conta das Secretarias de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Turismo (Setur), Infraestrutura (Seinfra), Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança.
Vencedores e premiação – O evento contou com premiações do 1° ao 4° colocado, de cada categoria, com troféus e brindes dos patrocinadores. Destaque para a participação dos surfistas cabedelenses, a exemplo de Erismar da Silva da Miramar – que se sagrou bicampeão da categoria Open Local, já se destacando entre os grandes surfistas do estado; e a ferinha do mar Yuri Barros, do bairro Renascer, confirmando o favoritismo e vencendo a principal categoria (Open), deixando para trás surfistas que já foram campeões brasileiros. Também vale ressaltar a performance dos irmãos pessoensses Meira, Ulisses e William, que faturaram as categorias Sênior e Master, respectivamente.
William Meira JP, ex campeão paraibano Open e Senior (2014), foi estreante e campeão na categoria Master no festival. O surfista pessoense comentou sobre o evento em Cabedelo.
“Organização muito boa e foi um excelente campeonato. O legal daqui é que além do surf teve outros atrativos, como música, e ainda as ondas desse mar que foram perfeitas para competir. É sempre bom que tenha competição aqui e em Intermares, pois o público comparece e isso movimenta a cidade”.
O bicampeão local Erismar da Silva, falou sobre a experiência de defender seu título: “O Dique Surf Festival passa uma impressão muito boa pra galera local, uma estrutura boa, a galera caprichou geral, os organizadores estão de parabéns. Espero que o evento cresça mais para revelar grandes atletas. Eu, por um deslize, não fui para a final do Open, mas consegui defender o título no Open Local e estou muito feliz. O dique é nosso local de surf e um ponto turístico da cidade, é muito prazeroso competir no quintal de casa”.
O cabedelense campeão brasileiro de surf sub 16, Yuri Barros, venceu a categoria Open diante de feras do surf nacional, como Ulisses Meira e Elivelton Santos, servindo como preparação para sua participação no Mundial da Califórnia, no fim deste mês.
“Graças a Deus, deu tudo certo. Estou muito feliz, gratidão enorme nesse pico irado. O campeonato aqui foi muito competitivo e serve como um treino muito forte para a minha participação no Mundial representando o Brasil. Quero aproveitar e agradecer o apoio dos meus pais, da galera lá do Renascer e de todos os meus amigos”.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
Travessia Mar Cabedelo (1km)
1º Ana Paula Maia 2º Dina Barros 3º Cláudia Barros 4º Leandro Esteves 5º José Alberto Queiroz 6ºRemilson Honorato Jr
|
Categoria Estreante Local
1° Vinícius Galdino 2° André Queiroz 3° Pedro Vitor 4° Mateus Gomes
|
|
Categoria Long Board
1° Júnior Manteiga 2° Buchecha 3° Antônio Nunes 4° Joanh
|
Categoria Sênior
1° Ulisses Meira 2° Fernando Santos 3° William Meira 4° Everton Vilar
|
Categoria Master
1° William Meira 2° Paulo Germano 3° Klauber Lins 4° Everton Vilar
|
Categoria Open Local
1° Erismar da Silva 2° Vitinho 3° João Paulo 4° Vítor Nóbrega |
Special Session
Elivelton Santos
|