Prefeito de Cabedelo entrega reforma da escola Maria das Graças Carlos Rezende, no Jardim Gama

Unidade atende 320 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental

O prefeito Vitor Hugo entregou, nesta sexta-feira (14), a reforma da escola municipal Maria das Graças Carlos Rezende, no bairro Jardim Gama. As intervenções foram realizadas com recursos próprios e vão beneficiar 320 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Com uma área total de 725 m², a escola recebeu novas salas de aula, sala de informática, sala sala de professores, banheiros amplos e acessíveis, cozinha, despensa, refeitório e área externa coberta. A reforma possibilitou, também, reparos em toda sua estrutura hidráulica e elétrica, com implantação de lâmpadas em LED por toda a unidade, além da implantação de uma sala de Recursos Multifuncionais para atender crianças portadoras de deficiência.

“Essa obra era uma demanda antiga da comunidade, que nunca viu um processo como esse ser feito na região. A reforma da Maria das Graças atesta nosso compromisso e a prioridade que nossa gestão tem dado à educação. Devolvemos essa escola à comunidade da forma que ela merece: recuperada, bonita e com toda estrutura para um bom aprendizado. Além disso, ela agora está inclusiva, com salas e banheiros acessíveis, o que demonstra o olhar sensível que temos com a inclusão aqui em Cabedelo. Estamos fazendo e buscando transformar todos os equipamentos públicos em equipamentos acessíveis. Agora, cabe a cada um de você, estudantes, professores e funcionários, cuidar dessa escola. Peço a vocês que tenham zelo e carinho por essa unidade”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

A reforma possibilitou o reforço em todos os elementos estruturais para que se tornasse possível a construção de novas salas de aula, tanto no andar inferior como no superior. O piso inferior foi aprimorado e cozinha, banheiros, depósito e sala dos professores, ampliados.

O piso superior foi totalmente reformado para a construção de novas salas de aula com forros PVC, revestimento cerâmico e luminárias de LED. O térreo foi modificado para atender às normas de acessibilidade, ressaltando a construção de um WC para Pessoas com Deficiência.

A obra contemplou, ainda, modificações na coberta: troca da estrutura de madeira existente e telhamento, além da feitura de calhas. Uma nova caixa d’água, coerente com novo sistema hidráulico, foi instalada e a parte elétrica foi totalmente refeita nas áreas novas e revisada nas já existentes.

 “É com muita alegria que entregamos a reforma dessa escola, que está nova, linda, pronta para receber com muito carinho nossos alunos. A Educação de Cabedelo sempre enfrentou muitos desafios, mas com uma gestão compromissada como a que temos agora, esses desafios estão sendo superados”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

A Escola Maria das Graças conta, ainda, com Biblioteca e Sala de recursos multifuncionais. A unidade mantém parceria com a UFPB que possibilita a oferta de dois cursos de extensão: Alimentação Saudável e Prática de atividades físicas, para estudantes do 5º ao 7º ano); e Educação Sexual e IST’s (para estudantes do 8º ao 9º ano).

Homenagem – A escola leva o nome da atual presidente da Câmara Municipal, Graça Rezende. Presente à entrega, a vereadora destacou a parceria com o Poder Executivo e o olhar sensível da gestão atual com a educação no município.

“Meu coração se enche de alegria por vivenciar esse momento, que há tanto tempo era aguardado por mim e por toda comunidade do Jardim Gama. Essa escola precisava de uma reforma como essa. Aliás, foi além de nossas expectativas, porque a escola agora é outra, nova, moderna! Só uma gestão responsável, compromissada com a educação de Cabedelo poderia proporcionar isso. Alunos, aproveitem esse espaço, cuidem dele. Essa escola é de vocês!”, disse.

 

Compartilhar