Prefeito de Cabedelo participa de evento com Ministro Onyx Lorenzoni sobre Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

O prefeito Vitor Hugo participou, nesta terça-feira (15), da apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, realizada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni aos prefeitos parabanos.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro do Bessa em João Pessoa, em conjunto com os municípios paraibanos, através da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O Programa visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia de Covid-19, oferecendo oportunidade aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação, com prioridade para os jovens entre 18 e 29 anos e também para trabalhadores acima dos 50 anos.

“É um programa que visa oportunidade e qualificação para o público que não está inserido no mercado de trabalho como jovens e pessoas acima de 50 anos. Em Cabedelo, já desenvolvemos ações no Centro de Formação Profissional. Agora pretendemos atrair mais cursos e com isso tentar buscar o máximo possível as vagas de empregos para os nossos munícipes”, afirmou o prefeito Vitor Hugo.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário tem a finalidade de abrir espaço para que prefeituras de todo país contratem jovens (entre 18 e 29 anos) e pessoas acima de 50 anos em regime de meio turno, pagando uma bolsa (que deve observar o valor do salário-mínimo hora) e vale-transporte, assegurando que o outro turno seja para a realização de curso de qualificação.

Conforme o governo federal, os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência.

Os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.

O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022 para oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados a adquirirem experiência profissional.

“Este programa é simples e objetivo. O que nós temos que fazer é criar oportunidades e transformar vidas. Estamos falando de pessoas que precisam apenas que uma porta se abra e essa é a nossa intenção como Governo Federal. Eu peço aos prefeitos que exerçam o poder apenas pelo bem do povo brasileiro e, para isso, colocamos toda equipe do Ministério do Trabalho à disposição dos municípios”, pontuou o ministro Lorenzoni.

Presenças – O evento contou com as presenças do presidente da Famup, George Coelho (prefeito de Sobrado); do superintendente regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, Severino Pereira Dantas; e do prefeito anfitrião do evento, Cícero Lucena.

Compartilhar