Os debates em torno da privatização do Terminal Pesqueiro de Cabedelo tiveram mais um capítulo nesta segunda-feira (16). O prefeito Vitor Hugo esteve reunido com empresário do setor pesqueiro para discutir a retomada das atividades do Terminal e a viabilidade econômica da pesca na região.
Na reunião – que contou com a participação dos secretários de Turismo, Saulo Barreto; e da Indústria, Comércio e Portos, Alexandre Maia – o empresário Jesus Zapata (Trading Pescados Ltda) apresentou sua experiência com a implantação de projetos pesqueiros na Paraíba. Também foram discutidos o estado em que se encontra o processo de privatização e os passos a serem dados para sua concretização.
“Estamos atualmente em meio a um processo que visa a privatização e a viabilidade econômica dele, que depende, em muito, de uma atividade pesqueira ativa. Por isso, é importante nos reunirmos com pessoas que tenham experiência, que apresentem propostas e tenham interesse em realmente promover a recuperação dessa indústria, que é muito importante para o desenvolvimento econômico e social de Cabedelo”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
De acordo com o gestor, há um interesse real por parte do Governo Federal em transformar o Terminal cabedelense em modelo nacional para instalações similares, sendo essa a disposição verificada após as reuniões com os técnicos da Secretaria Especial da Pesca da Presidência da República (Seap), ocorridas na semana passada.
O processo de licitação, contudo, demanda, além da recuperação física do terminal, de uma série de decisões que envolvem questões de legislação, fiscalização e a atividade de pesca em geral, bem como o ordenamento e regulação da pesca estrangeira em nosso litoral.
“Recebemos hoje o ex-cônsul da Espanha, que foi o responsável por trazer os armadores para pesca do atum, há quinze anos, e que tornou a Paraíba, à época, primeiro lugar na pesca do atum no Brasil. Estamos tentando trazer pessoas que já têm um know how e conhecem a problemática de Cabedelo para esse grande projeto, que é a retomada da pesca oceânica. Caso se concretize, o que não é difícil e estamos lutando para isso, será um grande incentivo para o desenvolvimento econômico do município, possibilitando que sejamos o primeiro arrecadador de impostos no estado”, sintetizou o secretario do Turismo Saulo Barreto.
Secom Cabedelo