A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), apresentou, nesta quarta-feira (5), o Programa de Educação Ambiental do município. O evento faz parte da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente.
Na ocasião, o prefeito Vitor Hugo ainda assinou o termo de autorização para abertura de licitação para a construção de um Galpão de Triagem da Coleta Seletiva. O lançamento do Programa foi complementado com a distribuição de mudas em um pitstop realizado em frente à Seduc e com a realização e apresentação de projetos no Centro Integrado Imaculada Conceição.
“Antes de se apresentar como destino turístico com recursos históricos inquestionáveis, nossa cidade é atração para os visitantes pelas belezas naturais que ostenta. Um potencial ecológico que precisa, assim como todo o planeta, de cuidados de conservação e preservação. A educação ambiental, então, entra nesse cenário como uma medida estratégica para conscientização da população e, nada melhor do que envolver os alunos do ensino fundamental da rede municipal nessa luta. Eles são a semente que garantirá novos comportamentos em relação ao meio ambiente no futuro”, declarou Vitor Hugo.
Coleta Seletiva – O Galpão de Triagem de Coletiva Seletiva vai integrar os projetos de preservação ambiental implantados na atual gestão municipal, e serão construídos com recursos advindos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
O Galpão de Coleta Seletiva atende ao disposto na lei federal nº 12.305/10, e busca aplicar a política de coleta seletiva no município de Cabedelo. A obra terá um investimento de R$ 250 mil, possibilitando a triagem de resíduos descartados pelos domicílios e empreendimentos comerciais da cidade, promovendo, ainda, educação ambiental da população.
“É uma obra que vai mudar a realidade da politica ambiental de Cabedelo. Além de por em práticas ações de coleta seletiva e plantação de mudas, esse equipamento vai possibilitar uma educação ambiental para a população, que ficará ainda mais ciente da importância tanto da coleta quanto da preservação de nossa rica flora”, disse o secretário de Meio Ambiente, Walber Farias.
Educação Ambiental – O Programa de Educação Ambiental tem como objetivo implementar, junto ao Sistema Municipal de Ensino, projetos aplicados em ações que associem a teoria com a prática dos conteúdos da educação básica na abordagem ecológica. Ações especialmente voltadas para a sustentabilidade do planeta. O programa tem como autores os professores José Jailson de Farias e Gladstone Medeiros da Cruz, responsáveis pelo projeto piloto, implantado em 2017 na Escola Maria Jose de Miranda Burity.
“Nossa intenção com esse Programa é estabelecer a escola como polo de discussão, vivência e difusão das ideias e comportamentos alinhados às demandas contemporâneas em termos de preservação do meio ambiente. Uma ação dinâmica, centrada nos educandos, em primeiro plano, mas que deve ultrapassar os muros da escola para envolver toda a comunidade cabedelense. Trata-se, enfim, de promover o protagonismo dos jovens em prol de uma causa que diz respeito à vida humana e ao ambiente em que se vive”, comentou a secretária da Educação, Márcia Oliveira.
As atividades previstas no Programa buscam atingir, ao longo de 2 anos, grupos de escolas , e contemplar todo o Sistema Municipal de Ensino até 2020. A cada semestre, um grupo de 5 escolas desenvolverá atividades de estudo e intervenções práticas no campo.
Projetos: O Programa de Educação Ambiental de Cabedelo se dividirá em 3 projetos:
– Pescadores de Plásticos, cujo objetivo é aplicar atividades educativas que fomentem uma maior reciclagem de seus resíduos urbanos, implementar ações educativas da política de resíduos sólidos nas escolas e na comunidade, com praticas de separação de resíduos recicláveis e a da coleta solidária, promovendo a destinação ecologicamente correta dos resíduos;
– Horto escolar, projeto prioriza a confecção de composteira e/ou um horto escolar vertical, preparando o aluno para implementar em sua residência um modulo em pequeno espaço; e
– Conservação dos nossos ecossistemas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de preservação e conservação dos ecossistemas de Cabedelo e sobre o uso racional e sustentável dos recursos naturais locais.