Prefeitura apresenta projeto para criação de Horto Municipal e preservação da flora local

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) apresentou, nesta quarta-feira (21) o projeto para a construção do Horto Municipal, espaço que será destinado à plantação de mudas para a preservação das áreas verdes da cidade.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commea) e irá, agora, passar pela fase de orçamento. A obra deverá ser construída com recursos próprios da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa).

O Horto funcionará no bairro Bela Vista, ocupando uma área total de 6.555,45 m². Cerca de 600 m² deve ser equipada com guarita, setor administrativo, jardim sensorial, meliponários, canteiros para mudas, apoio do sombrite, galpão (para trituração), baias, depósito de substratos e estacionamentos.

Do Horto, sairão as plantas nativas e ornamentais de pequeno porte, floríferas e decorativas que serão usadas nos canteiros e praças de Cabedelo. Além da produção de mudas ornamentais e nativas, o  local também servirá para o cultivo de hortaliças que irão fomentar as politicas de alimentação das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

“O Horto é um grande projeto que servirá não apenas para potencializar a arborização da cidade, mas para fortalecermos a importância da preservação de nossa flora, que é tão rica. Quando pronto, será um espaço de preservação, criação e cultivo de diversas mudas que, futuramente, ornamentarão todos os locais da cidade”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

O secretário de Meio Ambiente, Walber Farias, explicou que o Horto vai sediar, também, o cultivo de abelhas, para estudos e, também, produção de mel. O equipamento, segundo ele, será de grande valia, ainda, para a educação ambiental dos alunos da rede municipal.

“Trata-se de um equipamento que vai permitir a produção de mudas, em primeiro plano, mas também se consolidar como um incremento estratégico na politica municipal de meio ambiente. Além da produção de alimentos para programas desenvolvidos por outras secretarias, vamos poder cultivar abelhas e, também, está em nossos propósitos implementar a integração com a comunidade circundante, sobretudo, com os alunos num aporte de educação ambiental”, declarou o secretário do meio ambiente, Walber Farias.

Secom Cabedelo

Compartilhar