Na ocasião, o prefeito Vitor Hugo tranquilizou os pescadores quanto à retirada de seus equipamentos nas Praias de Miramar e Ponta de Matos
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente Pesca e Aquicultura (Semapa), reuniu, nesta sexta-feira (9), pescadores que possuem Caiçaras nas praias de Miramar e Ponta de Matos. Em pauta, o debate sobre o ordenamento das instalações na orla da cidade.
Entre os assuntos discutidos, destaque para o Projeto de Ordenamento de Caiçaras, que prevê a construção de módulos padronizados e pavimentação de todo o local. A ideia do Governo Municipal é ordenar o espaço, evitando a proliferação de caiçaras construídas por pessoas que não são pescadores.
O encontro aconteceu na sede da Colônia de Pescadores e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo; do secretário da Semapa, Walber Farias; do secretário executivo da Pesca do Estado, Arlindo Junior; do presidente da Colônia de Pescadores, Calula; do vereador Divino Felizardo; e de membros da comunidade pesqueira local.
“Precisamos conversar com os pescadores e trazer informações acerca das ações que serão tomadas pela PMC visando valorizar o segmento. Essa é uma gestão que tem preocupações com a cidade em todos os aspectos e, principalmente, sobre segmentos como o dos pescadores, que tanto caracterizam nossa cultura e nossa economia. O processo de reordenação da orla é uma determinação federal a qual a Prefeitura tem o dever de acatar. Necessário, contudo, dizer que não é intenção prejudicar os verdadeiros pescadores. Vamos nos empenhar na providência de melhoria para a classe, resgatando e melhorando a vida do pescador raiz”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
Dentre as melhorias para o segmento, o prefeito listou a montagem de uma fábrica de gelo para servir aos pescadores, a aquisição material de pesca e a instalação de uma escola naval para formação de profissionais na construção e recuperação de embarcações, além da construção das caiçaras.
“Convocamos essa reunião para discutir a situação em que se encontra nossa orla atualmente, sobretudo, no tocante à ocupação desordenada e à proliferação de caiçaras construídas por pessoas que não são pescadores. Discutimos a questão do projeto e as diretrizes que estão sendo tomadas no intuito de disciplinar a ocupação, em função, também, das notificações que eles receberam dias atrás. Há uma determinação federal para retirada das caiçaras e precisamos informar, tranquilizar o pessoal quanto ao processo de desocupação que deve focar os que não têm a pesca como meio de vida”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Walber Farias.