Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Prefeitura de Cabedelo abre a Semana Nacional do Trânsito com programação especial e mensagem de paz

Durante a semana especial, atividades como palestras, panfletagens, rodas de conversa, ações itinerantes do comando educativo serão realizadas em toda cidade Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), abriu, nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito (SNT). A iniciativa […]

18/09/2023 15h42 Atualizado há 1 semana atrás

Durante a semana especial, atividades como palestras, panfletagens, rodas de conversa, ações itinerantes do comando educativo serão realizadas em toda cidade

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), abriu, nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito (SNT).

A iniciativa deste ano direciona as atividades para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais que direcionam as campanhas educativas durante este período.

Em Cabedelo, o projeto teve início com a realização de um grande evento no bairro de Intermares, que contou com a presença e participação de estudantes de creches e escolas públicas e privadas, além de autoridades municipais e estaduais, e representantes de órgãos que são vitais para o bom funcionamento do trânsito no município.

A SNT é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

“Através dos nossos projetos, a educação para o trânsito aqui em Cabedelo já é praticada no dia a dia. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou um projeto que oficializa a educação no trânsito como uma atividade transversal nas escolas. Acreditamos que somente a partir da educação vamos conseguir mudar qualquer situação caótica que exista no trânsito. Além disso, a gestão atual está investindo na melhoria das vias e da sinalização, de forma conjunta, para tentarmos progredir ainda mais. Queremos muito agradecer o engajamento das unidades escolares nesta revolução no ensino da segurança do trânsito. E nós vamos fazer nesta semana, o que já fazemos no ano inteiro, que é reforçar o nosso compromisso com a vida e conscientizar cada vez mais a população. Trabalhamos pelo número zero de incidentes, é difícil, mas não vamos desistir jamais de atingir esse objetivo” ressaltou Inácio Bento de Morais, secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo.

No evento de abertura da SNT, estudantes e autoridades fizeram um gesto simbólico de acenarem com lenços brancos para os transeuntes da rodovia BR 230, como um apelo pela a paz no trânsito. A programação ainda contou com a exibição de vídeos educativos, esquetes teatrais e coreografias sob a temática do trânsito.

Crianças e adolescentes estudantes da creche municipal Tarik Anthony Maia Azevedo, da escola municipal Edilene de Oliveira Barbosa e dos colégios Hebreus e QI Intermares abrilhantaram e prestigiaram o evento. Ao final das apresentações, os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento das viaturas dos órgãos de segurança.

“A SNT é de suma importância para o nosso país, como também, para todos os condutores, pedestres, passageiros e ciclistas que precisam fazer parte desse momento e aproveitar para melhorar o seu comportamento no trânsito. Temos o objetivo de somar esforços no combate às mortes e sinistralidades no trânsito. Por isso, preparamos uma programação com palestras, comandos educativos, visitas às escolas, entre outras atividades. Dessa forma, convidamos todos os cidadãos e profissionais do trânsito para participarem dessa semana tão importante. Queremos sensibilizar, inclusive os infratores, através de comandos educativos para que eles sejam um protagonista da segurança no trânsito, um protagonista da verdadeira paz que buscamos” destacou Abimadabe Vieira, coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo.

Presenças – Além dos agentes de trânsito da Semob Cabedelo, estiveram presentes no evento: Priscilla Rezende, secretária de Educação de Cabedelo; o policial inspetor Rafael de Luna, representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF); o major Gerson Lima representando o Bptran-PB; Walter Lins, coordenador da Operação Lei Seca do Detran-PB. Além de representantes da Câmara Municipal, da Companhia Independente de Bombeiros Militares de Cabedelo; da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil; e da Vigilância em Saúde de Cabedelo.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade