Prefeitura de Cabedelo abre Ano Letivo da Escola Municipal de Balé e Dança e inicia distribuição de fardamentos para os bailarinos

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu a solenidade de abertura do Ano Letivo da Escola Municipal de Balé e Dança (EBD). O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (12), no Teatro Santa Catarina.

Na ocasião, foi iniciada a distribuição dos conjuntos de fardamentos aos alunos da Escola, cada um deles contendo collant (body) com uma saia, no kit feminino; e bermuda com camiseta, no kit masculino. Com um investimento de aproximadamente R$ 20 mil, quase 400 alunos do balé serão contemplados com essa distribuição de fardamentos, o que não acontecia há 6 anos no município.

A entrega dos fardamentos terá continuidade nas aulas durante a semana, com a distribuição, também, de dezenas de sapatilhas de ponta para os alunos dos níveis Intermediário e Avançado.

“Gostaríamos de agradecer principalmente a confiança das mães e pais dos nossos alunos, por acreditarem nesse trabalho da Escola de Balé e Dança. Nossa vontade era poder atender toda demanda, mas ainda não temos como aumentar o número de alunos. Mas a atual gestão está lutando para isso e também para oficializar esse trabalho que existe há 32 anos, mas que ainda não foi devidamente instituído. Hoje estamos comemorando, pois após 6 anos, conseguimos voltar a confeccionar os fardamentos que identificam nosso trabalho e também trazem um pouco de dignidade para os alunos”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

A programação do evento de abertura do ano letivo ainda contou com as performances de algumas alunas que foram ensaiadas especialmente para a ocasião.

Corpo discente e docente – A EBD, atualmente, possui 280 alunos nas turmas dos níveis Baby, Básico I e II, Elementar, Intermediário I, II e III e Avançado (que também contém bailarinos da Companhia Municipal de Dança de Cabedelo). A escola tem modalidades de Balé Clássico e Dança Contemporânea, atendendo crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos de idade.

À frente da coordenação estão Sanielle Cipriano e Rita Spinelli; e no seu corpo docente, as professoras Renata Kelly, Carolina Farias, Denilza Martins, Waleska Rique e Alessandra Evangelista.

A professora Rita Spinelli comentou sobre a preocupação da Prefeitura em preparar as salas de ensaios, sobre a perspectiva com as atividades na EBD e ainda sobre os projetos para 2020.

“Essa cerimônia é importante porque marca o início do nosso ano letivo, em que estaremos implementando projetos que acontecerão já a partir do próximo mês, a exemplo do ‘Conexão Dança’. Para isso, utilizaremos os espaços no Centro Cultural Mestre Benedito, cujas salas estão sendo equipadas, e ainda queremos continuar essa parceria com o Governo do Estado para também utilizarmos o Teatro Santa Catarina em nossas ações”, disse Rita.

A coordenadora ainda falou da expectativa em participar de grandes festivais de dança ao longo deste ano e da oficialização da Companhia Municipal de Dança.

“Também estamos prevendo a montagem de produtos específicos para algumas viagens, com o objetivo de participar dos grandes festivais competitivos que acontecem pelo país, no qual se descobrem grandes talentos. E a intenção é justamente a gente investir nesses talentos, mostrando a qualidade do que é produzido aqui em Cabedelo. A oficialização da Companhia Municipal de Dança também está nos nossos planos, pois ela é composta por alunos e ex-alunos da Escola que, na verdade, já atuam como bailarinos profissionais. Por fim, faremos mais uma belíssima edição do festival anual, comemorando os 32 anos de balé em Cabedelo com muita dedicação”, finalizou.

Conexão Dança – Esse projeto mencionado acima por Rita Spinelli será realizado no próximo mês de abril, em alusão ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), e terá diversas atividades semanais, como palestras, oficinas e apresentações em vários locais.

Compartilhar