Prefeitura de Cabedelo adquire novos fardamentos para o Pelotão Ambiental

A Prefeitura de Cabedelo acaba de adquirir novos fardamentos para o Pelotão de Proteção Ambiental. Foram adquiridos 40 conjuntos de farda ambiental para vestir a unidade da Guarda Metropolitana (GM), criada para dar apoio às ações de fiscalização e combate aos abusos e crimes ambientais no âmbito do município.

Todo o material foi comprado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa). Cada conjunto é composto de chapéu tático camuflado, gandola, camiseta e calça tática.

“A aquisição dos fardamentos visa deixar nosso pelotão mais bem vestido, o que contribui para a visibilidade dos nossos agentes e, sobretudo, para a identificação da força junto sociedade no curso de suas ações. É mais um fruto da cooperação bem sucedida entre as secretarias de segurança e meio ambiente e se torna importante para deixar nosso trabalho mais efetivo”, declarou o secretário da segurança, Isaias Vieira.

A entrega oficial deve acontecer no próximo dia 23 (quinta-feira), na Secretaria Municipal de Segurança.

Pelotão Ambiental – O Pelotão de Proteção Ambiental de Cabedelo foi criado a partir de um Termo de Compromisso e Cooperação Operacional firmado entre as secretaria de Meio Ambiente (Semapa) e Guarda Metropolitana. A unidade conta com um efetivo de 15 agentes que atuam no policiamento dos crimes ambientais.

Ao contrário dos fiscais ambientais do município, o pelotão tem ação direta no âmbito do policiamento dos crimes ambientais, que inclui prevenção, policiamento ostensivo e de educação ambiental.

Além de coibir as ações danosas ao ecossistema nas áreas de praia, mangue e parque natural, a força tem atuação também na zona urbana no combate à poluição sonora e no combate ao lançamento criminoso de resíduos.

O pelotão atua 24 horas por dia e recebe, constantemente, treinamentos sobre legislação ambiental, poluição sonora e abordagem. Para atuação, ela dispõe de armas, viatura e fardamento diferenciado.

Compartilhar