Prefeitura de Cabedelo dá continuidade à implementação de Inventário da oferta turística

Projeto busca catalogar atrações, serviços e agentes turísticos e culturais oferecidos pela cidade, estruturando e fortalecendo o destino Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início ao Plano de retomada do Turismo pós-Covid-19, composto por várias etapas. Uma de suas primeiras ações é a construção do Inventário de oferta turística, que insere o município nas ações de incentivo, promoção e divulgação do Turismo em nível Estadual e Nacional.

O Projeto Inventário da Oferta Turística tem por objetivo fazer um mapeamento de setores, atividades, locais e produtos turísticos oferecidos pela cidade. Ele busca realizar um panorama situacional das potencialidades e infraestruturas municipais, gerando informações atualizadas e de fácil acesso que auxiliam a tomada de decisões e planejamento do turismo eficiente.

Estão envolvidos na elaboração do Inventário as Secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Semapa), além de lideranças locais, trade turístico, instituições de ensino e outros órgãos.

Informações sobre a infraestrutura de uma cidade, seus equipamentos de apoio ao turismo e atrativos são fundamentais para o planejamento, a gestão e a promoção da atividade turística de uma região  É por meio do Inventário Turístico que os municípios são incluídos nas ações de incentivo, promoção e divulgação do turismo no Estado, além de representar a coleta de informações de qualidade e confiança para o planejamento de ações; o desenvolvimento adequado de potencialidades turísticas de uma região; a identificação de características e da dimensão de ofertas e iniciativas necessárias ao desenvolvimento sustentável do turismo e a otimização de recursos públicos para evitar a sobreposição de ações.

O Inventário da Oferta Turística será composto por três módulos: o módulo “A”, que vai identificar a infraestrutura básica de apoio ao turismo local; o módulo “B”, que vai mapear serviços e equipamentos turísticos da cidade; e o módulo “C”, que foca dos atrativos turísticos.

“Em tempo de pandemia, precisamos nos adaptar e, por isso, o mapeamento dos três módulos do Plano será feito em ambiente virtual, por meio do Google forms, por videoconferência, chamada telefônica e também de forma presencial, para que possamos reunir, organizar, aplicar e levantar dados e informações atualizadas do turismo local. Tudo será feito sem deixar de cumprir todos os protocolos de segurança previstos pelos órgãos de saúde pública”, detalhou a secretária de Turismo, Vera Simões.

Cabedelo Mais Turismo – O Projeto Inventário da Oferta Turística faz parte da matriz de quatro projetos prioritários mantenedores do Programa Cabedelo Mais Turismo, inspirado na proposta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU/Brasil), nas ações do Ministério do Turismo, nos objetivos da Política Nacional de Turismo (11.771/2008) e no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Local.

A iniciativa busca estruturar, fortalecer e qualificar o destino Cabedelo, através de ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento local. A ideia é focar na estruturação e no fortalecimento dos produtos e dos equipamentos turísticos, possibilitando assessorar a gestão municipal com maior geração de empregos, renda e de inclusão social, dentro de um padrão sustentável de fomento turístico.

“O objetivo Geral do Projeto é Levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as instâncias de governança e a infraestrutura de apoio ao turismo existente em Cabedelo, como instrumento-base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística”, finaliza Vera.

Compartilhar