Prefeitura de Cabedelo dá início a curso de Elaboração e Gestão de Projetos para servidores municipais

Iniciativa é fruto de parceria inédito entre a PMC e o IFPB

A Prefeitura Municipal de Cabedelo deu início, nesta sexta-feira (18), ao 1º curso de formação continuada voltada aos servidores municipais. A iniciativa acontece no formato Educação à Distância (EAD) e é fruto de uma parceria inédita com o Instituto Federal de Educação (IFPB).

O curso Elaboração e Gestão de Projetos terá carga horária de 60h e atenderá 60 servidores de todas as Secretarias Municipais. A oferta da capacitação faz parte de um Acordo de Cooperação entre a PMC e o IFPB e busca avançar na implantação da Agenda 2030 no município, bem como na certificação de qualidade ISO, tornando Cabedelo a primeira Prefeitura da Paraíba a obter o Selo de Qualidade no serviço público.

Durante o período da capacitação, os servidores irão ver assuntos como Escrita acadêmica, Elaboração de Projetos e Execução e Gestão de Projetos. O curso é coordenado pela professora do IFPB-Campus Cabedelo Flávia Márcia de Sousa. No corpo discente ainda estão Verônica Pereira Batista, Thyago de Almeida Silveira e Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves

Além do curso aberto nesta sexta-feira, a parceria entre a PMC e o IFPB ainda prevê a capacitação sobre Empreendedorismo na Administração Pública.

A aula inaugural do curso contou com a presença da secretária de Educação, Márcia Moreira (representando o prefeito Vitor Hugo); do secretário adjunto de Finanças, Fábio Geraldo de Araújo; do diretor-geral do IFPB Campus Cabedelo professor Lício Romero; e da vereadora Graça Resende, representando a Câmara de Vereadores.

“Em nome do prefeito Vitor Hugo, e de todos que fazem a Prefeitura, agradeço ao IFPB por mais esse convênio que, com certeza, trará frutos riquíssimos para a nossa cidade. Essa gestão tem um compromisso muito sério com a excelência do serviço público e, tenho certeza, esse curso só irá fazer com que Cabedelo se torne referência nesse assunto, seja exemplo de gestão pública”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Para o secretário adjunto de Finanças, Fábio Araújo, os servidores que estão participando do curso serão agentes ativos na busca pela excelência do serviço público.

Essa é uma gestão que tem uma preocupação muito sensível com a questão da excelência do serviço público. O prefeito Vitor Hugo foi o responsável por criar o Núcleo de Planejamento, Gestão e Elaboração de Projetos da Prefeitura, vinculado à Sefins e que busca, tão somente, colocar Cabedelo dentro da Agenda 2030 e transformar nossa cidade. Com esse curso, seremos ainda mais aptos e capazes em elaborar projetos de políticas sociais, que vão trazer desenvolvimento e crescimento para o município. Cabedelo será a 1ª cidade da Paraíba a buscar o Selo de Qualidade e, com isso, construir a sociedade que queremos e merecemos.

O diretor geral do IFPB – Campus Cabedelo, professor Lício Romero, destacou a importância da parceria entre as instituições e reforçou a relevância de ações como essa.

“Essa parceria entre o IFPB e a PMC é muito importante. Tem valores elevados no sentido de que objetiva a qualificação de políticas públicas na perspectiva da inovação tecnológica, da sustentabilidade, sempre com foco na agenda 2030, que traça os objetivos para o desenvolvimento sustentável de uma nação, estado ou, no caso, município. A primeira ação nesse sentido é esse curso de formação continuada. Ao longo dos quase 2 meses de curso, os servidores terão a oportunidade de dialogar com o corpo docente do IFPB sobre a importância da elaboração dos processos de gestão e acompanhamento de projetos que vão contribuir na qualificação das ações e políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura. Ao final do curso, vai surgir um produto completo: a elaboração de um projeto que contemple alguma ação já desenvolvida pela PMC ou uma ideia inovadora que tende a contribuir com o desenvolvimento da cidade de Cabedelo. Nesse sentido, o IFPB estará sempre de portas abertas para a Prefeitura, em busca dessa agenda tão próspera e pertinente”, concluiu.

“Esse curso vida a melhoria dos processos internos e na qualificação das políticas públicas de Cabedelo, buscando fazer com que essas intervenções sejam desenvolvidas e documentadas com um maior rigor, sem esquecer das premissas básicas para que uma ação obtenha a sua eficiência máxima, alcançado um padrão de excelência que tanto se almeja no serviço público”, finalizou a coordenadora do curso, professora Flávia Márcia de Sousa.

 

Compartilhar