Prefeitura de Cabedelo dá início a cursos de formação de Agentes de Trânsito e Guardas Metropolitanos aprovados no Concurso Público

Atividade é a última etapa para a nomeação e posse

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Administração, deu início, nesta sexta-feira (14), aos Cursos de Formação e Habilitação Técnico Profissional dos futuros Guardas Metropolitanos e Agentes de Trânsito aprovados no último concurso público.

Essa é a etapa final prevista no edital do concurso, e visa habilitar os aprovados para as funções, a filosofia e o trabalho operacional executado pelas respectivas pastas, antes da posse definitiva.

“É sempre muito gratificante observar o trabalho desenvolvido, o empenho e a dedicação dos agentes de segurança e de trânsito em nossa cidade. Por isso é também com muita satisfação que, hoje, damos as boas vindas aos aprovados em concurso, que entram nas fases finais antes da nomeação. Esta recepção também traz e reforça o compromisso de uma gestão que, além de convocar o pessoal, se empenha em investir numa estrutura para que cada um possa desenvolver seu trabalho com qualidade em suas respectivas áreas”, declarou a primeira dama do município, Daniela Ronconi, representando o prefeito Vitor Hugo.

A aula inaugural do Curso de Formação dos Guardas Metropolitanos aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação (IFPB) e reuniu 86 aprovados aptos. Antes da formação, os candidatos passaram pela prova escrita, avaliação médica, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Paralelamente à formação é realizada a investigação social dos candidatos.

“Na prática, essa é a última etapa do concurso. Aqui estão todos os que foram aprovados e classificados e aqueles que vão compor uma lista de reserva para serem futuramente chamados. É com grande esperança que recebemos esse pessoal, pois há um grande déficit quanto ao efetivo da GM. Eles virão dar um reforço significativo nas funções que exercemos, tanto na linha da segurança patrimonial como na linha preventiva e ostensiva nas ruas da cidade”, comentou o secretário da segurança, Magalhães Galvão.

Serão 480h/aula baseadas na matriz curricular para formação das Guardas Metropolitanos, documento elaborado pelo Ministério da Justiça, que apresenta as diretrizes de ensino para profissionais da área de segurança municipal. O Conteúdo programático envolve desde questões relativas à Legislação federal e municipal sobre o desempenho da função, Direitos humanos e relações humanas; até conteúdos específicos, como Técnicas de Abordagem, Identificação de Suspeitos  e procedimentos operacionais.

Já a Formação dos futuros Agentes de Trânsito aconteceu no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc). O curso será destinado a 13 aprovados no concurso, aptos à posse.

“Os aprovados estão chegando para essa formação num momento muito simbólico para o trânsito: a ocasião do Maio Amarelo, mês dedicado ao alerta à população sobre o problema do trânsito. Lembrando sempre que nossa maior atividade é educar e é essa mensagem que queremos levar aos novos agentes. Esse é um curso que contará com um corpo docente que levará conhecimentos desde a legislação, ética na profissão, orientação profissional para aqueles que, em breve, estarão nas ruas no trabalho de disciplinamento do trânsito”, pontuou o secretário da mobilidade urbana, Inácio Bento de Morais.

Os candidatos participantes da formação já passaram pelas provas escrita e prática. São 5 aprovados e classificados e 8 que comporão o cadastro de reserva.  O conteúdo programático abrange temas como Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Ética e Cidadania; Psicologia aplicada; e Operação e Fiscalização de Trânsito

Compartilhar