Prefeitura de Cabedelo e PRF firmam parceria para desenvolvimento de projeto de educação no trânsito nas escolas municipais

A perspectiva é ampliar o número de escolas participantes e atingir um total de 2.000 educandos

A Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo (Seduc) assinou, nesta sexta-feira (05), o Termo de Compromisso que garante a continuidade, por mais um ano, do projeto Educa PRF.  O convênio, que fomenta a educação para o trânsito nas escolas municipais, é uma parceria entre a Seduc e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

O projeto PRF Educa tem por objetivo conscientizar crianças, adolescentes, professores, colaboradores, familiares e a comunidade no entorno das escolas sobre a temática do trânsito. A iniciativa é uma forma de introduzir a discussão da segurança viária nas atividades do cotidiano pedagógico, através da inserção das questões de trânsito como temática transversal, seguindo as premissas da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Nacionais para Educação para o Trânsito.

“O Educar PRF só veio trazer coisas boas para a cidade. Cabedelo é um município situado exatamente no KM 0, sendo totalmente cortado pela BR-230, e precisa ter esse olhar carinhoso e cuidadoso com as questões relativas ao trânsito. Avaliamos a experiência do ano passado, mesmo não sendo possível desenvolvê-lo da forma que desejávamos diante da pandemia. Tivemos limitações por não contarmos com o ensino presencial, mas conseguimos, por meio de aulas remotas, conduzir atividades que trouxessem reflexão acerca da sinalização do trânsito, do cuidado com o outro e, sobretudo, da valorização da vida, que é o mais importante nesse projeto”, analisou a secretária de educação, Márcia Moreira.

O projeto prevê a realização de palestras, conduzidas por agentes da PRF, nas unidades de ensino participantes, com a distribuição de kits educativos para os alunos. O PRF Educa, proposto pelo Grupo de Educação para o Trânsito da PRF/PB, responde a uma demanda relativa à segurança no trânsito e é pensado, fundamentalmente, para atingir todos os níveis escolares. Para este, ano a expectativa é atingir um contingente de cerca de 2.000 alunos

“O ano passado trabalhamos com apenas três escolas, esse ano com certeza vamos conseguir ampliar e os alunos serão protagonistas, irão vivenciar o trânsito, suas leis e regras. Tentaremos construir com eles atividades lúdicas, para que possam multiplicar em casa o que aprendem na escola e crescer como cidadãos mais atuantes, respeitosos e conscientes da importância das leis de trânsito”, completou Márcia.

“A educação para o trânsito é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela PRF. Ela faz parte das preocupações e dos compromissos da instituição com o aprendizado, a construção do conhecimento e a multiplicação desse saber entre as pessoas. A educação na escola é a base para que possamos ter pessoas mais conscientes nas leis de trânsito. Foi essa experiência que trouxemos para Cabedelo e que avaliamos como produtiva e exitosa. É possível ampliar o alcance e vamos trabalhar nesse sentido. Nosso foco é trabalhar a educação para o trânsito de forma dinâmica, lúdica, de maneira que as crianças se sintam felizes em participar do projeto e mudem sua realidade”, destacou o superintendente da PRF/PB, Carlos André Conceição da Costa.

Compartilhar