Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Prefeitura de Cabedelo e PRF renovam convênio das atividades do projeto Educar PRF

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação  (Seduc) assinou, nesta segunda-feira (02), o Termo de Compromisso que garante a continuidade, por mais um ano, do projeto Educar PRF. O convênio, que fomenta a “Educação para o Trânsito” nas escolas municipais, entra em seu terceiro ano de atividade no município, com […]

03/05/2022 8h08 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação  (Seduc) assinou, nesta segunda-feira (02), o Termo de Compromisso que garante a continuidade, por mais um ano, do projeto Educar PRF.

O convênio, que fomenta a “Educação para o Trânsito” nas escolas municipais, entra em seu terceiro ano de atividade no município, com a inclusão de mais quatro escolas.

O projeto Educar PRF é uma parceria entre a Seduc e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A ação tem por objetivo conscientizar crianças, adolescentes, professores, colaboradores, familiares e a comunidade no entorno das escolas sobre a temática do trânsito. A iniciativa é uma forma de introduzir a discussão da segurança viária nas atividades do cotidiano pedagógico, através da inserção das questões de trânsito como temática transversal.

“Acreditamos que a parceria entre a PRF e a Seduc é muito salutar, pois desperta no educando a necessidade de se colocar como agente modificador da sociedade em que vive. Uma vez que todos estão inseridos no trânsito, seja como pedestre ou motorista, é de extrema importância discutir a temática desde a infância, para que estes sejam multiplicadores das boas práticas aprendidas”, analisou a Secretária de Educação, Márcia Moreira.

O projeto visa atender a uma demanda relativa à segurança no trânsito e é planejado para atingir todos os níveis escolares. Inicialmente, participaram do projeto as escolas Elizabeth Ferreira  da Silva, Maria das Graças Rezende e Maria José de Miranda Burity, com cerca de 1.300 alunos. Este ano, as atividades envolverão também as escolas Imaculada Conceição, Marizelda Lira, Vereador Pedro Américo da Silva e Plácido de Almeida, atingindo por volta de 3.100 alunos.

“O trabalho que Cabedelo vem desenvolvendo ao longo desses três anos de projeto Educar PRF já é referência nacional, inclusive com atividades que fazem parte de um curso de formação de professores em Educação para o Trânsito, que é ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais para docentes de todo o Brasil. Isso nos deixa muito satisfeitos em continuar fortalecendo e estreitando os laços com o município, seja na Educação para o Trânsito, seja em outras áreas de interesse comum”, comentou o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, Cledson Augusto Ferreira.

A estratégia de aplicação do projeto nas escolas se dá por meio de realização de palestras nas unidades, distribuição de kits educativos para os alunos, bem como com o estímulo à produção de atividades e ações relativas à temática do trânsito. O projeto é desenvolvido atualmente em 21 municípios paraibanos.

“Aqui em Cabedelo, a comunidade incluída no projeto está sendo muito feliz, pois está conseguindo trazer a problemática do trânsito da BR para discussão dentro da comunidade. A partir dessa reflexão e dessa construção de conhecimento, essas comunidades estão tomando atitudes mais seguras com relação ao uso dos veículos e a ser pedestre, dimensionando o uso de faixas e passarelas, por exemplo. O trânsito é feito para as pessoas, e as escolas de Cabedelo têm pensado nesse viés para que todos possam viver com mais segurança no seu espaço de mobilidade”, concluiu Cledson.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade