Prefeitura de Cabedelo entrega cadeiras de rodas a pessoas com deficiência

Ao todo, foram entregues 30 equipamentos a pacientes atendidos pela Policlínica Municipal

“É uma benção receber uma nova cadeira de rodas! É maravilhoso e gratificante! Nossa vida é muito dificultosa e tudo que vier de melhoria com esses equipamentos, nos serviços especiais e na infraestrutura da cidade vai nos ajudar bastante. O depoimento de Janecleide Cruz Souza, avó de Lucas Samuel –  portador de paralisia cerebral, hidrocefalia e tetraplegia espástica –  resume o sentimento de mais 29 pessoas que receberam, nesta sexta-feira (3), novas e modernas cadeiras de rodas.

A entrega foi realizada pelo Setor de Órtese e Prótese da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura.

Foram entregues 29 cadeiras padrão e 01 tipo carrinho para uma criança. A entrega aconteceu na Policlínica Municipal, onde funciona o setor, e contou com a presença do prefeito Vitor Hugo.

“Esta é uma das ações que eu mais gosto de realizar. A entrega dessas cadeiras de rodas a quem precisa é um gesto humanizado e um serviço belíssimo que nós temos muito orgulho de manter em Cabedelo. Queria agradecer a Deus por essa oportunidade”, ressaltou o prefeito que, antes de participar da ação, visitou a Policlínica e fez questão de cumprimentar os funcionários e os pacientes que estavam sendo atendidos; além disso, ele conversou informalmente com os cadeirantes e seus parentes sobre os pontos críticos de locomoção na cidade e sobre os investimentos de acessibilidade que a gestão tem feita na área de infraestrutura.

O Setor de Órtese e Prótese de Cabedelo funciona na Policlínica Leonardo Mozart, sala 35, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para ter direito a usufruir do serviço, o paciente deve ir até a Policlínica pegar um laudo a ser preenchido pelo fisioterapeuta, especificando a patologia e determinando o tamanho e o modelo da cadeira. Para isso, é necessário apresentar xerox do RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS.

O secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna, também participou da solenidade e comentou sobre o investimento e sobre a dedicação da atual gestão neste setor.

“Essa gestão demonstra as novidades nas obras e implantações de serviços que são executados no município, mas tem um detalhe que precisamos estar sempre atentos, que é de manter, ao longo do tempo, os planos que já foram colocados em prática com prestação de serviço de qualidade. Por exemplo, há três anos, o ‘menino Lucas’ foi a primeira criança com deficiência a receber uma cadeira adaptada. Esse menino cresceu e hoje já recebe uma nova cadeira mais adequada. Ou seja, não é somente implantar programas novos, é também mantê-los ao longo do tempo com qualidade e ampliar estes serviços. Então é esse cuidado que a atual gestão tem, nós somos cobrados pra dar esses resultados e atenção aos projetos mantendo-os ativos”, destacou Murilo.

Para quem recebeu as cadeiras, o sentimento era de gratidão e expectativa pelos investimentos voltados à categoria!

O pescador aposentado Edilson Ferreira, do bairro Portal do Poço, amputou uma das pernas há 8 anos e depende de cadeira de rodas para a sua locomoção. A última que havia recebido foi na época do acidente. Acompanhado da esposa, Jacilda Ferreira, ele conversou pessoalmente com o prefeito e, além de feliz com o recebimento da cadeira, saiu de lá com grande expectativa de melhoramento da infraestrutura do seu bairro.

“Essa é uma ação exatamente para quem precisa. Pois uma cadeira de rodas é cara e nós não temos condições de comprar outra. E foi muito bom vir aqui e ouvir o próprio prefeito conversando conosco sobre as nossas dificuldades”, afirmou dona Jacilda, esposa do cadeirante.

 

Compartilhar