Prefeitura de Cabedelo entrega certificados de conclusão a Concluintes do Curso de Mecânico de Motor de Embarcação

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Marinha do Brasil (por intermédio da Capitania dos Portos da Paraíba), entregou, nesta terça-feira (31), os certificados de conclusão do curso de qualificação profissional “Mecânico de Motor de Embarcação – Popa e Centro”.

A capacitação reuniu 28 participantes que haviam formado duas turmas. A turma da manhã foi composta por 14 alunos (todos civis), residentes em
cabedelo, inscritos pela SICCTEP e apenas 05 marinheiros da Capitania, no total de 19 concluintes. Já a turma da tarde foi composta por 14 alunos concluintes, que foram aprovados em processo seletivo, conforme edital de seleção profissional, divulgado na página do Senai. As aulas foram ministradas 
nas instalações da Patromoria da Marinha do Brasil em Cabedelo.

O curso buscou atender às necessidades do mercado de trabalho quanto à formação de profissionais que ensejam trabalhar com manutenção dos componentes fixos e móveis em embarcações de passeio.

A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Capacitação da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Portos (SICCTP),  e  contou com a presença de diversas autoridades. 

“Aqui em Cabedelo temos, proporcionalmente, a maior frota de embarcações per capita do Brasil e o curso pode ser justamente o pontapé inicial para a carreira de muitos profissionais. Estamos tentando linkar os formandos aos serviços já ofertados na nossa Secretaria –  a exemplo da linha da crédito que podem obter junto ao programa Desenvolver Cabedelo, que já investiu mais de 2 milhões e 800 mil reais nos microempreendedores da cidade. É importante que eles pensem de forma positiva, coletiva e que aproveitem as oportunidades, pois essa gestão visa o desenvolvimento da cidade e, por consequência, a capacitação de seus cidadãos”, destacou o titular da SICCTP, Fernando Sobrinho que anunciou também que, em breve, será lançado um curso de manutenção e aperfeiçoamento em Motores de Motonáuticas.

Com a carga horária de 200h, dividida em dois módulos (I – Preparação para o Mundo do Trabalho e II – Manutenção de sistemas mecânicos de popa e Centro), o curso contou com aulas sobre motor de 2 e 4 tempos, de diesel, de 4 a 150 HP, desmontagem, inspeção, montagem e funcionamento, sistema de injeção eletrônica e de ciclo diesel, além de aulas sobre empreendedorismo, educação ambiental, atendimento ao cliente e 5s.

Em seu pronunciamento, o diretor regional do Senai Paraíba, Euller de Souza Sales, destacou a inclusão do empreendedorismo no conteúdo programático do curso. 

“Estamos celebrando essa realização junto com os demais órgãos parceiros e, desta vez, com o diferencial de termos incluído um módulo de educação empreendedora, pois sabemos o impacto que isso pode gerar na economia local”.

O representante da Capitania dos Portos, capitão tenente Kylderi Andrey, destacou a importância do curso. 

“Em nome da Capitania dos Portos da Paraíba quero manifestar a alegria de estarmos fazendo parte dessa parceria tão bem sucedida. O fomento nessa área é de extrema importância, vide a expansão dos esportes náuticos e a quantidade de embarcações que existem na nossa região”.

Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Germano Costa, reforçou que o momento é de construção e idealização marcante na vida dos participantes. 

“Com a passagem dessa crise sanitária que estamos vivendo, temos uma perspectiva aberta com a economia brasileira, que tenhamos uma alavancada nos setores de turismo, pesca e navegação comercial, segmentos que esses profissionais poderão atuar. Por isso apoiamos este investimento”. 

A partir de agora, o profissional que participou da capacitação está apto a realizar manutenção e inspeção nos sistemas de motores de embarcação (popa e centro), seguindo as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de produtividade, de preservação ambiental, saúde e segurança no trabalho.

O estudante Jefferson Rafael, morador do bairro do Jacaré e um dos jovens que fez a inscrição no curso via Prefeitura Municipal, demonstrou sua felicidade e expectativa com o futuro e sua nova profissão.

 “Só temos a agradecer a todos e, daqui pra frente, esperar coisas boas, pois temos uma perspectiva de que o curso vai nos abrir portas. Nos capacitamos e esperamos também o apoio desses órgãos no sentido de nos encaminhar ao mercado de trabalho. Cabedelo estava carente de profissionais desse ramo e esse foi o foco do curso”. 

Compartilhar