Prefeitura de Cabedelo entrega novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Prédio fica localizado no Portal do Poço e beneficiará centenas de famílias assistidas pelo Creas no município

A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou à população, nesta sexta-feira (6), o novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), situado no bairro do Portal do Poço. A nova Unidade vai ampliar os benefícios especializados e continuados prestados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações às famílias.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, a exemplo do Promotor da Infância e Juventude de Cabedelo, Guilherme Barros Soares; e do Juiz Henrique Jácome.

O novo Creas está localizado à Rua Cavalo Marinho, lote 1º, Quadra 10, Loteamento Portal do Poço. O prédio está sendo construído em uma área de 216 m², em um investimento de R$ 295.600, oriundos de uma parceria entre o Governo Federal e o município.

“É uma satisfação poder estar aqui entregando mais uma obra importante para a população de Cabedelo. É mais uma inauguração para o povo! Os moradores vivem, hoje, uma outra realidade com a concretização de obras. Esta, por exemplo, passou 8 anos parada e, em nossa gestão, em um ano e meio, conseguimos concluí-la. Isso é o compromisso com a cidade e com o seu povo”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

O Centro é uma unidade pública que integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Sua atuação direta envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho destinados a ofertar apoio e acompanhamento especializado às famílias, com o objetivo de resgatar o sentido familiar e potencializar a capacidade de proteção aos seus membros.

“É através do Creas, em suas novas instalações, que vamos receber a comunidade com mais conforto e prestando o atendimento necessário que as pessoas precisam e merecem”, comentou a secretaria da Assistência Social, Cyntha Denize Cordeiro.

O promotor Guilherme Soares destacou a importância do Creas para a melhoria na qualidade de vida da população local.

“O Creas é um órgão importante que trabalha em conjunto com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, buscando trazer para a comunidade melhores condições de vida e de oportunidades. Uma obra como essa vem sobremaneira beneficiar a todos, inclusive facilitando o trabalho de equipe do Creas com o MP e pelo Juizado de Infância e Juventude”.

Para o juiz da Comarca de Cabedelo, Henrique Jacome, as novas instalações do Creas vêm melhorar e contribuir com a ampliação do trabalho feito pela Prefeitura e o poder judiciário em prol dos mais vulneráveis.

“Numa linguagem simples, o Creas é a casa dos que mais precisam, dos mais vulneráveis, é aqui onde o poder público municipal, juntamente com o MP e com o Poder Judiciário, em colaboração, trabalham. É o Estado se organizando para prestar o serviço social essencial para atender àqueles que mais necessitam, os mais vulneráveis. O Poder Judiciário, portanto, vê com bons olhos essa inauguração, celebrarmos e comemorarmos essa importante conquista”, frisou.

A nova sede do Creas conta com recepção, 4 salas de atendimento, sala multiusos, sala de administração, WC’s (comuns e com acessibilidade) e um espaço externo coberto

“Esse é um momento importante para o fortalecimento de nosso trabalho, para que possamos levar aos nossos usuários um serviço de qualidade. Ela vem contribuir com a ampliação de nossos serviços, a partir das novas acomodações nessa estrutura e consolidar o trabalho do Creas no município. Aqui, tanto usuários como profissionais, contam um local digno”, enfatizou a coordenadora do Creas, Anne Valéria.

Sobre o Creas– O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da politica de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Ele realiza atendimentos a crianças, adolescentes, idosos, mulheres e quaisquer pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos e também aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, como prestação de serviços à comunidade e Liberdade Assistida.

A Unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É a unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, o Creas também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimulo a mobilização comunitária.

O Centro disponibiliza serviços de assistência social, psicopedagogia, advocatícios, psicológicos, de abordagem e de orientação social. Oferece ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático, com foco na atuação da família. Todos os serviços podem ser acessados pelo cidadão de forma pública e gratuita.

 

Compartilhar