Prefeitura de Cabedelo entrega próteses dentárias a mulheres assistidas pelo programa Resgatando Sorrisos

Projeto foi lançado no mês de julho e já beneficiou 95 mulheres

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta segunda-feira (27), mais uma entrega de próteses dentárias às mulheres assistidas pelos programas sociais institucionais. A ação faz parte do projeto Resgatando Sorrisos, iniciativa capitaneada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com as Secretarias municipais de Saúde e Ação Governamental.

O projeto foi lançado em julho e oferece, mensalmente, cerca de 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes. Nesta 2ª edição, foram entregues 45 próteses.

“O Resgatando Sorrisos foi criado com o intuito de atender as mulheres cabedelenses de baixa renda para que pudéssemos, de fato, resgatar os sorrisos e a alegria para elas. Logo na primeira etapa que realizamos a ação contemplou 50 mulheres, e como a demanda foi muito grande, ficamos com o cadastro de reserva. Hoje, nessa segunda etapa, estamos entregando mais 45 próteses. Estamos dando continuidade e já pensando na ampliação do programa”, declarou a secretária da Mulher, Priscilla Rezende.

A perspectiva futura é que o Resgatando Sorrisos passe a contemplar mulheres por bairros – começando provavelmente pelo Salinas Ribamar – e a periodicidade seja de 2 meses.

“Esse é um projeto que foi pensado com muito carinho pelas Secretarias envolvidas e abraçado pela gestão municipal. O objetivo realmente é resgatar a autoestima da mulher cabedelense, por meio da saúde bucal que influi na mastigação, na melhoria da digestão e na saúde como um todo. Além disso, tem a questão da vida social, pois muitas mulheres não conseguem emprego, não conseguem se relacionar afetivamente nem com amizades, somente porque não conseguem sorrir. O projeto vem promover melhorias na vida dessas mulheres, resgatar o sorriso e a alegria que existe em cada um de nós”, comentou a secretária de Ação Governamental, Camila Lucena.

Todo processo de habilitação para receber as próteses tem início com a inscrição, presencialmente, na Secretaria da Mulher. Após esse processo, a equipe do CEO informa as inscritas, por telefone, as datas em que elas podem comparecer ao Centro para a moldagem e, posteriormente, numa segunda data, para a prova.

“Aqui no CEO distribuímos cerca de 80 próteses por mês, e o Resgatando Sorrisos foi idealizado pela SEPM para atender exclusivamente mulheres. São ações que visam motivar e resgatar a autoestima de todos e, principalmente, das mulheres, em questões como trabalho e aceitação social. A tendência é o projeto ter continuidade, uma vez que existe uma boa aceitação por parte da população”, declarou a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Rayssa Nunes Camelo.

Para quem resgatou não apenas o sorriso, como a autoestima e a alegria de viver, ficam os agradecimentos e a certeza de uma nova fase. Mesmo com o uso obrigatório das máscaras, eram nítidos a emoção e o sorriso largo que se escondia por trás do equipamento de segurança.

“Quero primeiramente agradecer a Deus, as secretárias e profissionais que nos acolhem tão bem. É um projeto muito importante para nós mulheres, pois serve para aumentar nossa estima. É bom para gente sorrir… Quero agradecer muito, pois é mais uma ação social que a gestão realiza em Cabedelo. Acompanho o desenvolvimento do trabalho e vejo como há projetos que beneficiam a população”, comentou Severina Silva de Araújo, moradora do Renascer que, juntamente com sua mãe, foi uma das contempladas do dia.

Para se cadastrar no projeto, as mulheres precisam ir à sede da SEPM, portando os seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de Residência e carteira do SUS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.8618.

Compartilhar