Prefeitura de Cabedelo entrega reforma e recuperação do Ginásio Poliesportivo de Camalaú

Homenagens póstumas marcaram a inauguração da reforma do ginásio, que tem investimento próprio de mais de R$ 1 milhão

Cabedelo recebeu, nesta terça-feira (25), a reforma e recuperação do seu Ginásio Poliesportivo Edmilson do Nascimento Trigueiro (Missinho), localizado em Camalaú. O equipamento passou por uma ampla intervenção, com ampliação da quadra e a troca das estruturas danificadas. A obra deu nova cara e mais segurança a um dos mais importantes equipamentos esportivos de Cabedelo.

A obra, realizada com recursos próprios da Prefeitura, através das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejel) e Infraestrutura (Seinfra), contou com investimento de pouco mais de R$ 1,1 milhão.  A reforma também contemplou a recuperação das telhas e troca de amianto por telha metálica e de todo o piso da quadra.

O Ginásio Poliesportivo Edmilson do Nascimento Trigueiro (Missinho) ganhou um moderno placar eletrônico, novas portas e janelas nas salas, vasos, chuveiros, pias e bebedouros. Os refletores atuais foram trocados por novos de LED e foram instaladas luminárias de LED na fachada. Todos os equipamentos esportivos, como traves, redes de vôlei, tabelas de basquete, também foram renovados. O prédio ainda teve toda a sua pintura recuperada.

“A reforma desse ginásio representa muito para a nossa cidade. É aqui que a gente faz nossos jogos escolares, de onde já despontaram vários atletas até para o cenário nacional. É aqui também que receberemos torneios nacionais de diversas modalidades. Investimos no piso, renovando, mas mantendo a estrutura original. Além disso, a infraestrutura inteira foi modernizada; a iluminação é nova em LED; adquirimos placar eletrônico; tabelas de basquete modernas; tatames… Tudo isso feito com recursos próprios da Prefeitura. Só queremos que os esportistas cabedelenses aproveitem e tomem conta desse equipamento com muito carinho”, afirmou o prefeito Vitor Hugo em seu pronunciamento.

Para marcar a entrega do ginásio, foi preparada uma apresentação da Escola da Dança de Cabedelo, com o espetáculo “Diversidades”. Também foi realizada uma partida amistosa entre a Seleção Metropolitana do Estado da Paraíba de Futsal e a Seleção Cabedelense de Futsal, que terminou com a vitória do time de Cabedelo por 4×1.

Detalhes da reforma – – Um dos destaques da reforma do Ginásio é o seu muro, que recebeu uma painel do artista plástico Ulisses Cavalcante Soares Neto, mais conhecido por “Wilis Graffiti”. A ação faz parte do projeto Murais Urbanos, que propõe a transformação de muros e espaços públicos em painéis coloridos através de obras de artistas pintores, grafiteiros e muralistas locais.

A coberta do Ginásio também foi totalmente restaurada; toda a estrutura metálica, bastante corroída pela oxidação, foi recuperada; os perfis metálicos foram substituídos para garantir a segurança aos munícipes que frequentam suas instalações; e as telhas de alumínio de do arco de cobertura foram trocadas.

O piso da quadra poliesportiva também teve seu destaque. Ele foi ampliado para ficar com suas dimensões compatíveis para receber qualquer evento esportivo nacional e internacional. O madeiramento foi trocado e aplicada uma proteção química; as peças de madeira foram aderidas ao substrato com uma argamassa colante emborrachada, que proporciona uma redução do impacto recebido pela musculatura de atletas no desenvolvimento de suas partidas.

Em sua infraestrutura, os destaques são a nova iluminação em LED, o placar eletrônico, uma bateria de banheiros totalmente recuperada, a construção de um alambrado para proteger os torcedores e os salões de dança e luta recuperados.

“Resumo em poucas palavras que essa reforma é fruto de um trabalho de equipe e de uma gestão que se preocupa com o que é do povo de Cabedelo. Esse ginásio que faz parte da história do nosso esporte”, destacou o secretário de Esportes, Maurício Santos.

Homenagens – O novo nome do ginásio homenageia o ex jogador cabedelense Edmílson do Nascimento Trigueiro, o Missinho, que ganhou destaque atuando por times como  como Botafogo (PB), Auto Esporte (PB), Sampaio Correia (MA), Avaí (SC), Ituano (SP), Caldense (MG) e Cruzeiro (MG). Foi, contudo, no CSA (AL) onde obteve o maior destaque, ao realizar grande campanha com o time na Copa Conmebol de 1999. O CSA ficou com o vice-campeonato e Missinho foi artilheiro com 4 gols marcados. No dia 26 de agosto de 2014, aos 39 anos de idade, Missinho faleceu em Cabedelo, vítima de um câncer do estômago. O seu pai, Edir Trigueiro, participou da inauguração do ginásio e agradeceu a homenagem.

“Está tudo muito lindo. Só tenho a agradecer à Prefeitura e principalmente ao secretário Maurício, que era amigo do meu filho, e está proporcionando essa alegria para nossa família. Missinho está feliz seja onde estiver”, afirmou Edir Trigueiro, pai do ex jogador Missinho.

A noite foi também marcada por outra homenagem póstuma. Desta feita, à Almir Mendes, secretário adjunto de políticas públicas para a Juventude – ,que faleceu no último domingo (23), vítima de causas naturais. Ainda consternados, os amigos e funcionários da pasta utilizaram camisas com sua imagem estampada, além de afixar um banner no alto do ginásio destacando a passagem de sua vida com a frase “O Amigo de Sempre”.

Almir era considerado em toda Cabedelo como um grande incentivador do esporte. O prefeito Vitor Hugo também usou camisas da homenagem e fez questão de pedir um minuto de silêncio antes de seu pronunciamento. Com a voz embargada falou sobre o homenageado.

“É muito difícil você perder uma pessoa que estava trabalhando ao seu lado, diuturnamente, dando o melhor por essa cidade. Todos estão abalados, principalmente na pasta do Esporte e da Defesa Civil, onde Almir desempenhou suas funções com excelência. Ele nos ajudou a reformar esse ginásio”, finalizou o prefeito.

 

Compartilhar