Cadastro pode ser feito até o dia o próximo dia 17; aulas irão atender cerca de 20 artistas profissionais ou amadores de teatro, que comprovem atuação anterior na atividade
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está com inscrições abertas para o Curso Preparatório de Teatro de Cabedelo. A iniciativa é voltada à capacitação e formação técnica de artistas profissionais e amadores do teatro na cidade.
As inscrições podem ser feitas online até o dia 17, através de link disponível no site da PMC. O curso irá atender cerca de 20 artistas profissionais ou amadores de teatro, que comprovem atuação anterior na atividade.
As aulas terão inicio no dia 26 de abril e acontecerão todas às segundas, quartas e sextas- feiras, das 19h às 22h no Teatro Santa Catarina.
A iniciativa está sendo desenvolvida pela Secult e pelo Professor Dr. em Teatro Paulo Vieira, e propõe o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, distribuídas de acordo com 07 disciplinas, com uma carga horária total de 300 horas/aula e com a montagem de um espetáculo teatral com tema que ressalte as raízes populares locais para a finalização e conclusão da turma.
“O teatro além de ser uma atividade artística que favorece o entendimento do sujeito dentro do seu convívio social, também permite com que as diferenças sociais existentes dentro de uma determinada comunidade, sejam minimizadas, através do estimulo a sensação de pertencimento e a valorização dos símbolos e valores culturais presentes na identidade local”, destaca o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.
Disciplinas – Durante o curso, serão explorados os seguintes temas:
Expressão corporal – estudo do movimento, da dança, do ritmo e das expressões corporais populares;
Interpretação – criação de movimentos corporais no sentido de personagens.
Musicalização e Direção Musical – estudo da projeção, ritmo e melodia da voz cantada.
Produção de cenário, adereço e figurinos – composição visual da cena e dos atores no sentido das personagens.
Encenação – montagem do espetáculo, composição do espetáculo somando a totalidade dos estudos.
Caracterização de personagens – composição visual das máscaras interpretativas das personagens.
Plano de luz e operação – composição da luz da cena e sua operação no sentido narrativo do espetáculo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3250.3322.
Histórico – Em Cabedelo, observa-se a difusão do teatro e do movimento coletivo das artes cênicas a partir do ano de 1950, um período marcado pela atuação do então Pároco da Cidade – Padre Alfredo Barbosa. Coincidentemente ou não, neste período, o religioso, atemporal, com sua vasta experiência obtida em viagens no Brasil e na Europa, identificou na Cultura, uma possibilidade de contribuir para o desenvolvimento social, para a educação e evangelização da Cidade.
E é a partir desta atuação do religioso, que os jovens munícipes e admiradores do Evangelizador, passam a realizar a montagem dramática de autos religiosos. Tendo como primeira montagem o Espetáculo “Anuncio Feito a Maria” em 1959 e posteriormente dar-se inicio a montagem da tradicional da Paixão de Cristo e do Auto de Natal de Cabedelo (1977).
Esse período fica marcado na história cultural da Cidade, pois é quando se começa a surgir o interesse na arte dramática e consequentemente inicia-se a formação de grupos de teatro no município. Surgem então inicialmente na Cidade, os grupos de Teatro: Clubinho Don José de Maria Pires (1977) e o Grupo de Teatro Experimental de Cabedelo – TECA (1978).
O primeiro tem sua atuação marcada pela representação de peças religiosas, enriquecidas pelas características populares da região e posteriormente vem a se tornar em Grupo de Teatro Padre Alfredo Barbosa – GTAAB (1982). O segundo, o Grupo TECA coordenado pelo Dramaturgo Altimar Pimentel, inicia na Cidade o movimento da arte dramática voltada para a valorização da cultura popular e da identidade local, trazendo o teatro com uma visão além do elemento social, mas sim, o destacando-o como um agente político da região.
Esse movimento vem a ser consolidado com a conquista da construção e fundação do Teatro Santa Catarina em 13 de março de 1987. A Obra foi uma realização do então Governador do Estado – Wilson Braga, através de um requerimento do Teatrólogo Altimar Pimentel e marca um período consolidador para a arte dramática na Cidade.
O município a partir de então, com uma casa de espetáculos própria, passa finalmente a ter um equipamento que abrigue as ações de difusão e fomento da produção cultural local. Dando espaço e estimulando o surgimento de novas produções e talentos no cenário cultural.
E é observando esse contexto histórico e a importante representação do Teatro para a cultura de Cabedelo, que a Secretaria de Cultura desenvolveu o Programa Municipal de Teatro. O Programa tem seus princípios estabelecidos na arte dramática como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da Inteligência Criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Tendo como foco uma proposta que compreende o artista do teatro como parte e produtor da arte e da cultura local.