Prefeitura de Cabedelo habilita profissionais da educação para o trabalho com a modalidade ensino remoto

Oficinas terão início nesta terça-feira e são voltadas para professores, supervisores, gestores de escolas e demais interessados

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia, nesta terça-feira (27), a oferta online da série de módulos que compõe a Formação Docente 2021, voltada para a atuação dos profissionais no ensino remoto.

O objetivo das formações é orientar para essa modalidade de ensino, tendo como ferramenta a Plataforma Google for Education, destinada aos professores, supervisores e gestores das Escolas e Creches, assim como para os demais interessados.

As oficinas, que são coordenadas pelo Setor de Tecnologia Educacional (STE), acontecem nos dias 27, 28 e 29 deste mês, e serão ofertadas a três turmas distintas de interessados/inscritos. As aulas serão ministradas pelo professor Lauro Pires Xavier Neto, consultor do STE.

As inscrições estão abertas no link – https://forms.gle/zJCkvhfWcoUySQLV7. Para acessar as oficinas, nas datas especificadas, o participante deve obrigatoriamente estar logado no e-mail Institucional de Cabedelo.

“As oficinas vão colaborar com a formação de professores no sentido de poder compreender as ferramentas do Google. Estamos realizando um apanhado e discutindo as possibilidades das ferramentas do Google Suite para que os docentes possam utilizá-las no dia a dia na sala de aula. É importante, porém, que todos –  professores, supervisores, trabalhadores em educação e técnicos administrativos – participem e ampliem seus conhecimentos em relação às demandas tecnológicas vinculadas a educação”, comentou o professor Lauro Xavier.

“Participando das oficinas, os gestores vão usufruir das ferramentas para a organização das unidades escolares; os supervisores, para compreender como se dá todo o processo de organização das salas de aula, por exemplo; e os técnicos administrativos irão compreender e ampliar conhecimentos com relação as demandas dessas ferramentas e sua importância em ações como a organização de salas de aula, atividades, avaliações para os alunos, agendas e tarefas que podem surgir dentro da unidade escolar. Participar desse processo é dar um ganho a mais dentro do ensino remoto, nessa característica da atualidade”, complementou Xavier.

Didática – O primeiro encontro abordará o Google Forms. Serão apresentadas as possibilidades de criação de Formulários no Google de maneira interativa. Os participantes irão aprender a criar formulários simples que possam servir como atividades para os alunos, bem como formulários testes que poderão servir como instrumentos de avaliação.  Também serão apresentados os complementos que podem ser instalados e utilizados para possibilitar uma versatilidade ao trabalho de Gestores, Professores, Supervisores e Técnicos Administrativos. Outro ponto da oficina, será a produção de jogos educativos a partir do Formulário do Google.

No mês de maio – a partir dos dias 4 e 5 – as oficinas serão destinadas a abordagens relacionadas à utilização do Google Sala de Aula/Google Classroom. Os participantes aprenderão a abrir uma Sala de Aula virtual a partir do Google Sala de Aula e, assim, conseguir convidar alunos e outros professores para interagirem na sala. Nesta oficina serão apresentados os caminhos para postar atividades e avaliações, configurando passo a passo a sala de aula, tornando o processo pedagógico mais interativo e dinâmico no ambiente virtual de aprendizagem. Serão apresentadas formas de organização da sala virtual por unidades ou semestres, como postar avisos, atividades ou elos para atividades externas, bem como o funcionamento do processo de avaliação.

Finalizando, a partir de 18 de maio, os inscritos terão acesso a oficina Agenda Google & Meet. Nesta oficina serão apresentados os caminhos para organização de uma agenda de trabalho no Google e suas relações com o endereço eletrônico e com o Google Meet. Serão apresentadas as maneiras de como configurar suas atividades diárias e estabelecer pautas para reuniões ou encontros pedagógicos, como acionar lembretes de encontros agendados e como entrar numa sala do Google Meet a partir da Agenda.

Confira o cronograma completo:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo [175.57 KB]

 

 

Compartilhar