Prefeitura de Cabedelo inova e instala bueiros inteligentes para prevenir alagamentos na cidade

Equipamento pioneiro na Paraíba filtra lixo sólido e impede acúmulo de resíduos nas tubulações

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Defesa Civil, deu início à implantação de inovadores bueiros inteligentes pela cidade. A medida, pioneira no Estado, vai reduzir custos e evitar alagamentos no período chuvoso.

Os bueiros são capazes de conter o lixo sólido, impedindo a entrada de resíduos nas tubulações e o consequente entupimentos das galerias. Eles são produzidos pela Prefeitura, na Defesa Civil, usando mão de obra local.

Os primeiros bueiros foram instalados nas ruas que fazem o entorno do KM 0, no centro. A previsão é expandir a iniciativa por toda a cidade. Ao todo, a Defesa Civil pretende implantar, nesta primeira etapa, 100 bueiros inteligentes.

“Enquanto o metro quadrado de um bueiro desse custa, em média, R$ 400 no mercado, Cabedelo está produzindo por menos de R$ 90. Somos a primeira cidade da PB, e também uma das primeiras do Nordeste, a implantar esse tipo de equipamento. Nossa equipe já está pronta para atuar de forma periódica, fazendo a manutenção e limpeza desses bueiros que, além de tudo, vão trazer uma boa economia para os cofres públicos, pois a desobstrução de galerias tem um custo altíssimo, e isso vai mudar a partir de agora”, destaca o secretário da Defesa Civil, Fernando Macedo.

Compartilhar