Ação visa encorajar o apoio da população à programas de proteção a infância e juventude
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu nesta quinta-feira (16) o lançamento da campanha “Não dê esmola, dê futuro!”.
A ação tem como objetivo esclarecer a população da importância de, ao invés de dar esmolas às pessoas em situação de vulnerabilidade, encaminhá-las aos serviços de referência disponibilizados pelos órgãos competentes do município..
A campanha busca encorajar a população a direcionar suas ações para o apoio a programas de educação, assistência social e denúncia de casos de exploração infantil.
“Não há como ficar impassível diante da condição de pessoas pedintes nas ruas, sobretudo quando se trata de crianças. Por isso é importante fazer o que tiver ao nosso alcance para minimizar o problema, buscando soluções com as armas que temos, que são as políticas públicas e programas sociais. Porém, é preciso que a população conheça e saiba que pode acessá-los para resolver problemas dessa ordem. Investindo nessa parceria, acreditamos que, juntos, podemos criar um impacto real. Cada um de nós tem o poder de transformar vidas, de promover mudanças significativas. Orientamos a população, portanto, que, ao invés de dar esmolas, ofereça um futuro”, explicou a secretária de assistência social, Cynthia Denize Cordeiro.
As medidas aconselhadas, em caso de crianças na rua, se encaixam no rol das medidas de proteção à infância e a juventude, e podem ser feitas por meio de Denúncia nos canais: DISQUE 100, Conselho Tutelar: 3206-0841 e CREAS: 3206-0831.
Políticas públicas – Muitas cidades Brasil afora convivem com uma questão social séria que é a presença de crianças e adolescentes trabalhando nas ruas, pedindo esmolas, vendendo pequenos produtos ou executando tarefas árduas para ganhar dinheiro. Em Cabedelo, assim como em outras cidades com vocação turística, esse é um fato corriqueiro.
A boa vontade das pessoas muitas vezes se manifesta na forma de algumas moedas. Contudo, mesmo feito com boas intenções, esse ato contribui para a perpetuação do trabalho infantil e mina as chances de um futuro melhor para esses jovens.
Contudo, os poderes públicos dispõe de uma série de políticas, programas e ações sociais, cujos objetivos são beneficiar a população mais vulnerável, transformar a sociedade e contribuir para a conquista da cidadania. Programas que também focam na saúde, buscando proporcionar qualidade de vida às famílias carentes, por meio da superação da fome e da pobreza.