Prefeitura de Cabedelo leva assistência em saúde à comunidade da Portelinha

Ação contou com testes rápidos e imunização contra a Covid-19, oferta de serviços de saúde e orientações educativas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, nesta quinta-feira (27), uma ação de assistência em saúde na comunidade Portelinha, localizada no bairro de Miramar.

Durante toda a manhã, equipes da saúde estiveram no local promovendo ações educativas e oferta de serviços de consulta médica e de enfermagem, avaliação nutricional e odontológica, testagem de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinas para crianças e cadastramento das famílias no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A ação contou, ainda, com testes rápidos para detecção da Covid-19, imunização contra a doença para os grupos prioritários, e vacina contra a H1N1.

“Percebemos a necessidade de ampliar e qualificar o acesso das Comunidades aos serviços de Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), portanto elaboramos uma programação de assistência para disponibilizar serviços e levar orientações aos usuários que ali vivem e que, atualmente, não têm cobertura do sistema de saúde municipal”, comentou o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

A Sescab identificou cerca de 80 famílias residentes na localidade em estado de alta vulnerabilidade, sujeitos a contrair doenças que podem ser prevenidas através da educação em saúde. A população foi amplamente assistida por uma equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“Temos que levar a saúde mais próximo do cidadão, principalmente àqueles que residem em áreas mais carentes. Vimos que deveríamos fazer uma ação em prol da comunidade da Portelinha. Sentimos que havia a necessidade de vir até a eles, não esperar eles irem à Unidade. Viemos para conscientizá-los, inclusive aqueles que, em meio à pandemia, estão ficando em casa com receio de se contaminar. Trouxemos uma gama de serviços muito relevantes para a população do local”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Socorro de Menezes.

Saúde para população – Samuel Cunha Monteiro, presidente do Sindicato dos Pescadores, procurou as tendas e se submeteu ao teste de glicemia. Além disso, ele também recebeu orientações odontológicas.

“O evento foi bem divulgado e com certeza atraiu o pessoal da Portelinha e também a comunidade da pesca. É uma ação muito bem elaborada, bem-vinda e que favorece a todos. Um atendimento muito bom, as equipes bem bacanas. A Prefeitura está de parabéns por trazer esse tipo de trabalho para dentro da comunidade. É disso que Cabedelo precisa”, comentou.

Já Sayonara Souza de Melo, que foi ao local e fez teste de Glicemia, medição de pressão, teste rápido de Covid-19 e também consultou a nutricionista, avaliou a ação como muito proveitosa.

“Ontem vi a estrutura sendo montada e fiquei curiosa para saber para que serviria. Hoje, a agente de saúde foi nos chamar, dizendo que ia haver esse evento aqui. Acho essa uma ação maravilhosa. A população daqui agradece muito”.

Manuela Vieira, moradora da Portelinha, levou sua filha para atendimento e falou sobre a oportunidade de ter assistência de profissionais de saúde próximo de casa.

“Esse tipo de ação da Prefeitura é muito bom. Ela ajuda a pessoa a saber se tem algum problema de saúde e para atendimento às crianças que estão doentes. Trouxe a criança a criança para o dentista, fiz teste rápido e exame de diabetes”, finalizou.

Compartilhar