Prefeitura de Cabedelo leva serviços e ações de saúde à comunidade de Vila Feliz

Foram oferecidos exames, teste e vacina contra Covid-19, testes rápidos, verificação de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação, dentre outros

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta sexta-feira (22), mais uma manhã de atendimentos a comunidades carentes do município. Desta vez, a ação itinerante, comandada pela Atenção Básica, atendeu a população da comunidade de Vila Feliz, em Jacaré.

As equipes de profissionais realizaram verificação de pressão arterial, exame de glicemia, atualização de caderneta de vacina, testes rápidos de hepatites e HIV, sífilis, avaliação nutricional, orientações em saúde bucal, além da realização de citológicos,  aproveitando as ações de prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Também foram disponibilizados testes e vacinação contra a Covid-19.

“A comunidade de Vila Feliz recebeu hoje essa ação itinerante, em que trazemos diversos serviços para os bairros mais carentes, cuja população encontra dificuldades de se deslocar até as unidades de saúde. Levamos as ações e, sobretudo, alertamos às pessoas para ações como a atualização da carteirinha de vacinação das crianças e, assim, resolvemos pendências importantes no município. São iniciativas que visam promover a saúde e garantir o acesso aos serviços mais básicos”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

O atendimento foi oferecido a todas pessoas da comunidade que buscaram a assistência. A Sescab está voltando com essas ações nas Comunidades, tendo em vista a necessidade de assistir essas áreas mais carentes.

“Esse é um trabalho em conjunto da Sescab que reúne Atenção Básica, Vigilância e demais outros setores.  Levamos essa ação às comunidades para atender justamente aquelas pessoas que têm dificuldade em se locomover, ir aos postos de saúde ou outros serviços que estão distante de suas residências. É a promoção da saúde por meio do acesso aos serviços de saúde necessários à prevenção e manutenção da saúde da população”, declarou a secretária adjunta da saúde, Gabriela Azevedo.

Nas últimas semanas, foram 3 as comunidades visitadas e, de acordo com a Sescab, a campanha terá prosseguimento para atingir toda a população residente em comunidades no município.

“Realizamos mais uma edição e nossa avaliação é extremamente positiva,  particularmente nesse momento em que as pessoas estão vendo, tendo acesso à informação pelas mídias e estão comparecendo. A quantidade de pessoas que estamos vendo hoje é um sinal que está sendo positiva nossa campanha de trazer o público para os serviços. Pretendemos, a cada edição, atingir outras comunidades e aumentar o quantitativo de pessoas sendo atendidas”, concluiu Gabriela.

Compartilhar