Prefeitura de Cabedelo leva serviços e ações de saúde à comunidade Nova Esperança

Foram oferecidos exames, teste e vacina contra Covid-19, testes rápidos, verificação de pressão e glicemia, atualização da caderneta de vacinação

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), deu prosseguimento, nesta sexta-feira (12), às ações itinerantes de saúde em comunidades do município. Desta vez, as equipes comandadas pela Atenção Básica atenderam a população da comunidade Nova Esperança, em Camboinha.

As equipes de profissionais realizaram verificação de pressão arterial, exame de glicemia, atualização de caderneta de vacina, testes rápidos de hepatites e HIV, sífilis, avaliação nutricional, orientações em saúde bucal, além da realização de citológicos na unidade móvel. Também foram disponibilizados testes e vacinação contra a Covid-19.

“Há algumas semanas retomamos o processo de levar saúde às comunidades mais carentes do município, numa estratégia de atender as pessoas próximo a seus locais de moradia. É um trabalho itinerante, em que as equipes de Atenção Básica disponibilizam, a cada semana, uma série de testes e exames rápidos, bem como a aplicação de vacinas e atualização dos cartões. Unimos neste trabalho a prevenção, a orientação e a imunização, dentro do princípio de promover a saúde preventiva junto aos cidadãos de nossa cidade”, declarou o secretário da saúde Murilo Suassuna.

O projeto que disponibiliza atendimentos básicos de saúde nas comunidades objetiva atender a todas as pessoas que busquem a assistência. As ações visam, sobretudo, se fazer presente na comunidade, tendo em vista a necessidade de assistir as áreas mais carentes, cuja população muitas vezes não consegue acessar os serviços de forma ideal.

Nas últimas semanas, as equipes estiveram nas localidades da Portelinha, em Ponta de Mato; Oceania e Vila Feliz, em Jacaré. Em todas as edições foi registrada uma boa afluência de público. De acordo com a Sescab, o objetivo é chegar a todas as comunidades do município.

“O dado mais importante dessa ação é justamente podermos chegar a todos os bairros, fazer um chamado para a população e incentivar a procura pelo atendimento. Assim, com certeza, estaremos cumprindo a missão de levar assistência a todos os cidadãos e promovendo a atenção primária, que é um item fundamental no processo de cuidar e garantir a prevenção à saúde”, concluiu Suassuna.

Compartilhar