Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Prefeitura de Cabedelo lota o Intermares Hall para realizar a 1ª Noite de Gala do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo

Evento trouxe em essência a integração entre os estilos de dança desenvolvidos na escola e o universo da arte local Com muito brilho, emoção e profissionalismo, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, neste sábado (10), no Intermares Hall, a 1° Noite de Gala da Escola de Dança […]

11/12/2022 7h36 Atualizado há 2 meses atrás

Evento trouxe em essência a integração entre os estilos de dança desenvolvidos na escola e o universo da arte local

Com muito brilho, emoção e profissionalismo, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, neste sábado (10), no Intermares Hall, a 1° Noite de Gala da Escola de Dança Municipal.

O evento, criado em substituição ao Festival de Dança Infantil Municipal. que acontece anualmente há mais de 30 anos, surge para abrilhantar a iniciativa e provocar uma maior integração entre os diversos segmentos da produção cultural local.

Em sua nova versão, o Festival Infantil trouxe como título “Nordeste,  meu País”, uma alusão ao potencial cultural da região e das diversas manifestações que marcam a produção artística local. O Festival infantil se integrou aos espetáculos de dança dos Coletivos Balé Popular e Cia Clássica de Cabedelo, bem como, aos coletivos de artesãos da cidade. 

Quem compareceu ao evento foi o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, acompanhado da primeira dama do município, Daniella Ronconi, e do filho do casal, João Vitor. O prefeito abriu a noite com um pronunciamento entusiasta da dança, empolgando e arrancando aplausos da plateia quando mencionou as intenções de mais investimentos na área cultural.

 “Estamos aqui nesta noite com muita satisfação e também realizando sonhos! Eu vim da dança, fui bailarino, representei a Paraíba em nível nacional. Agora, não podemos deixar de apoiar esse projeto tão bonito que é desenvolvido em Cabedelo e que tem gerado tantos frutos. Temos bailarinas profissionais formadas em Cabedelo, temos bailarinas nossas aprovadas no Bolshoi e vamos continuar investindo pesado. Em breve também pretendemos criar o Centro de Convenções de Cabedelo, pois já temos o local e lá também teremos um moderno teatro que queremos deixar para a população como nosso grande legado na Cultura”, afirmou Vitor Hugo.

O local escolhido pela Secult – espaço de apresentações e eventos Intermares Hall – proporcionou às bailarinas cabedelenses camarins espaçosos e sofisticados, um palco próprio para mega espetáculos, telão de projeção gigantesco, que ilustrou as apresentações com produções audiovisuais, e um excelente projeto acústico que foi elogiado pelo público presente. O teatro, que, no térreo tem capacidade para 800 pessoas

Apresentações – A programação da noite reservou aos espectadores a apresentação da Cia Clássica Municipal, com o espetáculo “Coppélia”, com adaptação coreográfica e direção artística de Michela Lima – inspirado numa grande ópera clássica parisiense de 1870; a turma de Jazz Dance  com a apresentação da performance o “Rei Leão” (coreografia de Rafael Luiz) – que apresentou trechos coreografados e adaptados da obra clássica de Walt Disney; do Balé Popular de Cabedelo, com o espetáculo “Em Torno do Sol”, com direção artística de Rita Spinelli e Valesca Rique – que deu vida em coreografias e dramatizações à várias situações do cotidiano do verão cabedelense; e, por fim, a nova versão do festival infantil com apresentação do espetáculo de dança infantil “Nordeste, meu país” – uma alusão ao potencial cultural da região e das diversas manifestações que marcam a produção artística local. 

O Festival infantil se integrou aos espetáculos de dança dos Coletivos Balé Popular e Cia Clássica de Cabedelo. 

O festival ainda contou com a participação especial do ator e músico Marcos Alcântara, do ator Jardel Santos e da atrizes e bailarinas Isabelle Nálija e Joyce Vitória.

“A 1ª Noite de Gala, trouxe como marca a promoção de uma  grande integração  das artes cênicas e da cultura popular de nossa Cabedelo. Foram aproximadamente 250 artistas reunidos numa iniciativa que celebra a cultura cabedelense, por meio da mostra representativa dos segmentos artísticos, para um público estimado em cerca de mil pessoas”, comentou o secretário da cultura, Igobergh Bernardo. 

O secretário também destacou a novidade dessa edição, que foi trazer o espetáculo para um palco teatral profissional e um dos mais modernos do Nordeste.

 “Foi uma noite desafiadora.  Conseguir depois de 30 anos fazer com que nossos bailarinos sejam acolhidos em um espaço tão digno, onde todo artista gostaria de ter o prazer de se apresentar. Num teatro moderno, com equipamentos de tecnologia de última geração e pra uma plateia gigantesca. Esse foi o grande momento deles”, destacou Igobergh.

Ficha técnica – O Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo é formado pela diretora geral Saniele Cipriano; diretora artística Rita Spinelli; coordenação pedagógica e técnica Michela Lima; corpo docente com Carolina Farias, Denilsa Martins, Rafael Luiz e Valesca Rique; secretaria executiva de Laís Camilla; e monitoria de Josenete Alves.

A diretora artística do espetáculo, Rita Spinelli, comentou sobre a preparação do mesmo. “Essa é foi uma grande oportunidade que nós tivemos de juntar tudo que temos na escola. Desde as crianças do infantil até os jovens e os coletivos. E este local nos favoreceu totalmente com um espaço de altíssima qualidade, palco, foyer, som, luz, tudo perfeito e com uma organização fora de série. A preparação dos coletivos se deu desde o início do ano letivo, já as apresentações do festival infantil tiveram início desde junho e o jazz dance tem apenas três meses de trabalho. Mas foi um grande ‘trabalho de formiguinha’, pesquisa acadêmica e musical, conversa com os bailarinos, até chegar ao resultado final”, pontuou Spinelli.

Programa – O Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo foi instituído pela Prefeitura Municipal através da Lei 2147/2021 e tem o objetivo de sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança desenvolvido há mais de 30 anos no município, observando-a como uma conjunção de saberes e reconhecendo sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos.

O Programa da Secretaria de Cultura atende atualmente a cerca de 250 bailarinos e bailarinas e tem seus princípios estabelecidos na dança como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da inteligência criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Tendo como foco uma proposta que o compreende o artista da dança como parte e produtor da arte e da cultura local.

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade