Prefeitura de Cabedelo oportuniza capacitação e emprego para pessoas com vulnerabilidade e/ou risco social

Acessuas Trabalho atende pessoas com idade entre 14 e 59 anos com prioridade para usuários dos serviços sociais da Semas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), oportuniza o encaminhamento de cidadãos para o mercado de trabalho.

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas a trabalho e emprego.

Além das ofertas de emprego, o foco do programa em Cabedelo é a preparação para o mundo do trabalho com a promoção de oficinas e disseminação de cursos de profissionalização.

No público alvo do Acessuas Trabalho estão populações urbanas e rurais com pessoas na faixa etária entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.

“Considerando que os índices referentes a desemprego estão altíssimos no país inteiro, o Programa Acessuas Trabalho atua como porta de saída da Assistência Social, pois é um canal facilitador dessa jornada, principalmente num momento de adversidade. O programa também é uma das alternativas para que a gestão chegue mais perto dessas famílias que estão em situação de vulnerabilidade financeira ou social”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

Oportunidades – De acordo com dados técnicos da Semas, desde janeiro, foram encaminhadas 81 pessoas ao mercado de trabalho, perfazendo uma média mensal de 11 a 12 usuários encaminhados por mês.

Recentemente, alguns cabedelenses provenientes de famílias em vulnerabilidade financeira e social foram encaminhados como jovens aprendizes para as empresas ‘Atitude Serviços’ e ‘Mundo das Tintas’, ratificando o caráter social do Acessuas Trabalho. Além destas empresas mencionadas, já foram feitos encaminhamentos para o grupo Carajás, grupo Assaí, Vitrium, Megashows, Restaurante Ilha Dourada e Lojão das Tintas, dentre outras. Aalguns órgãos também atuam como parceiros do Acessuas, a exemplo do Sine (Sistema Nacional de Empregos), Sistema S, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e IFPB (Instituto Federal da Paraíba).

A sede do programa está localizada na própria Secretaria de Assistência Social (Semas), situada à rua Heitor Gusmão, 21, Centro, Cabedelo. O atendimento ao público é feito das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas  pelo número 3250.3168.

Compartilhar