Prefeitura de Cabedelo promove capacitação com foco no atendimento humanizado ao público LGBTQIAP+

 

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (08), uma capacitação profissional com foco no atendimento humanizado ao segmento LGBTQIAP+.

O curso é uma iniciativa do setor LGBTQIAP+, em parceria com a ONG Iguais Associação LGBTQIAP+ e visa, principalmente, atentar para o atendimento a esse público durante os festejos juninos.

O evento teve como tema “Abordagem e Atendimento Humanizado: Desfazendo mitos e crenças sobre a diversidade de gênero”, e foi voltado para os Agentes de Segurança Pública Municipal, em suas esferas (Ambiental, SEMOB, Guarda Metropolitana e outras), Secretaria de Saúde e Secretaria de Mulher que possuem um contato direto com a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e + .

“Pensamos em promover essa capacitação para que nossos agentes de segurança, em todos os setores, juntamente com a Saúde e Secretaria da Mulher, dominassem alguns conhecimentos, para que pudessem abordar as pessoas LGBT’s da forma que se deve e de que eles precisam, até porque a diversidade envolve outros fatores além da orientação sexual, tais como o racismo, a transfobia e a LGBTfobia. Cada pessoa que faz parte da nossa comunidade precisa de um atendimento, de uma abordagem, quando necessária, de uma forma peculiar e específica”, declarou o coordenador do setor LBTQIAP+ da Semas, Iarley Araújo.

O coordenador falou da oportunidade de promoção de ações durante o Mês do Orgulho LGBT, do período de festas que mobiliza a cidade e aumenta o fluxo de turistas.

“Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e a cidade recebe muitos turistas nesse período, por isso a oportunidade de realizar uma ação de formação, centrada no diálogo para que possamos discutir as questões sobre atendimento e recepção e aperfeiçoar essas ações por parte do poder público. A nossa Prefeitura tem consciência e sabe que tem o dever de fazer com que os nossos agentes possam, cada dia mais, aprender e multiplicar esse aprendizado, fazendo com que o público seja bem recepcionado, muito mais do que já é”, complementou Iarley.

Ao lado das questões relativas ao atendimento humanizado, a propositura da Coordenação de Políticas Públicas LGBTQIAP+, as ações focam em estratégias capazes de desfazer mitos e crenças sobre diversidade de gêneros e ampliar as informações a respeito de seus direitos. Além de promover os Direitos Humanos e fortalecer a cidadania, as pautas do setor focam as necessidades e particularidades da população LGBTQIAP+ e visam gerar esclarecimento e uma maior sensibilização por parte da sociedade para as demandas do segmento.

LGBTQIAP+  – Em Cabedelo, a Semas realiza um atendimento especializado para todo o público LGBTQIAP+, que vai desde seu acolhimento até o encaminhamento para acesso a benefícios, como documentação, Bolsa Família, Acessuas, dentre outros.

Além disso, a pasta também mantém uma parceria ativa com o Centro Estadual de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento a LGBTFOBIA da Paraíba. Através dela, são oferecidas assessoria jurídica, atendimento psicológico, de direitos humanos e Referência para o Ambulatório de Saúde integral para Travestis e Transexuais TT/CHCF, que funciona como porta de entrada para usuários que buscam ingressar no processo Transexualizador no Ambulatório TT/CHCF, localizado em João Pessoa.

Para mais informações, a Semas disponibiliza o telefone (83) 3250.3168.

Compartilhar