Prefeitura de Cabedelo promove encontro de formação para supervisoras da Educação Infantil

Reunião faz parte do planejamento anual elaborado pela Coordenação da área e deve englobar todos os setores envolvidos com o segmento no município

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu, nesta terça-feira (10), encontro com as supervisoras do segmento da Educação Infantil (Creches e Escolas). A reunião, realizada no Auditório da Seduc, teve como tema “A Organização do Cotidiano: espaços, tempos e materialidade.”

A iniciativa da Coordenação de Educação Infantil faz parte de um plano de ação anual, onde constam formações destinadas aos profissionais que lidam direta ou indiretamente com as crianças (professores, auxiliares de sala, gestores e supervisores).

“Sabemos que a formação continuada dos profissionais inseridos no âmbito educacional, em especial, os destinados à Educação Infantil, é de suma importância para que a prática pedagógica seja aprimorada e, por consequência, o processo de desenvolvimento das crianças se dê de forma satisfatória, respeitando as fases de acordo com a faixa etária, como também as habilidades individuais.. O Segmento da Educação Infantil é repleto de particularidades, uma delas é o espaço educativo, lugar onde as vivências acontecem e as trocas de experiências são uma constante na organização do dia-a-dia”, comentou a Secretária de Educação, Márcia Moreira.

O planejamento global tem como objetivo programar formações, rodas de conversa e visitas pedagógicas nos espaços das creches e escolas que atendem o segmento da Educação Infantil. Constitui um instrumento de planejamento norteador das boas práticas que permeiam toda a estrutura pedagógica desses espaços.

“Aliar o espaço e outros elementos como o tempo e os materiais utilizados para incrementar a prática pedagógica é sem dúvida um ponto essencial para que toda equipe possa refletir sobre as diversas possibilidades de aprendizado. O espaço precisa ser considerado um aliado quando é pensado e organizado com vistas à criança, ele promove qualidade nas relações estabelecidas na vida coletiva. Um espaço bem estruturado promove a autonomia e diminui os conflitos entre os pequenos e a dependência deles pelo adulto”, ressaltou a Coordenadora da Educação Infantil, Nadja Araújo

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