Prefeitura de Cabedelo promove o Dia D do Educa durante campanha alusiva ao Maio Amarelo

Ação buscou conscientizar estudantes da rede municipal de ensino acerca da importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), e em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta quinta-feira (19), o Dia D do projeto “Educa – Trânsito na Sala de Aula”, em meio à campanha alusiva ao Maio Amarelo. A ação serviu como culminância de atividades educativas desenvolvidas na rede municipal propostas pela iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

O evento ocorreu nesta quinta-feira (19)no Centro Integrado Imaculada, e foi a culminância das atividades educativas desenvolvidas pelo projeto na rede municipal. As apresentações envolveram mais de 200 alunos que se dividiram em ilhas.

Fizeram parte da programação, momentos como a formação do laço amarelo humano em alusão ao Maio Amarelo, a exposição de painéis, apresentação de resultados de pesquisas de campo, leitura de parlendas e poemas temáticos e explanação de oficinas educativas realizadas à luz do material didático do Educa – doado aos municípios participantes do projeto.

“Essa parceria da Seduc com a Coordenação de Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo é de suma importância, pois as sementes que estamos plantando em nossas escolas darão frutos grandiosos na construção de uma sociedade mais consciente e conhecedora dos seus direitos e deveres. O objetivo é formar cidadãos críticos, participativos, cuidadosos e responsáveis, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade” afirmou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

“Na realidade, nós viemos aqui para observar o que as crianças aprenderam nesse período e o que elas têm para nos transmitir. Só temos que agradecer aos profissionais da Seduc por terem abraçado este projeto de imediato, assim como também fez a nossa gestão. Existe muita fiscalização, multas pesadas mas continuamos os números de acidentes no trânsito semelhantes ao de uma guerra e, por isso, é importante qualquer investimento na educação, haja vista que as crianças serão os motoristas e pedestres do amanhã. Nossos agentes estão todos os dias nas ruas e sentem na pele a falta de respeito das pessoas. Por isso, a educação é a saída. É preciso muita atenção, obediência às regras de trânsito para que mudemos essa realidade”, completou o secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Inácio Bento de Morais.

As ações do dia D ocorreram simultaneamente em Cabedelo e nos municípios de Arapiraca (AL), Campina Grande (PB), Campo Largo (PR), Feira de Santana (BA), Ribeira do Pombalahia (BA), Ruy Barbosa (BA) e Santana de Cataguases (MG) e tiveram o objetivo de realizar uma grande mobilização nacional envolvendo toda a comunidade escolar.

“A proposta foi criar um dia entre as escolas envolvidas para que todos ampliem o conhecimento e práticas voltadas para conscientização nas vias públicas, como também propagar o Educa abrindo espaço para as instituições educativas dos municípios que já utilizam os livros como ferramenta de aprendizado para educação do trânsito através da literatura, como propõe o material que nos foi doado”, pontuou a coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob Cabedelo,  Abimadabe Vieira, que também é Observadora certificada do ONSV e representante do Movimento Nacional Maio Amarelo na Paraíba.

Presenças e parcerias –  O evento do dia D contou com a presença das autoridades acima mencionadas, e ainda com a participação do secretário adjunto da Semob, Thiago Dias; do presidente do SINDALCOOL, Edmundo Coelho Barbosa; de representantes do Corpo de Bombeiro Militar de Cabedelo; e de representantes das empresas parceiras Motomar Honda de João Pessoa-PB; do Centro Educacional de Trânsito Honda de Recife-PE; da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); e dos conselheiros tutelares do Setor I de Cabedelo.

Projeto Piloto Educa – Educar para o trânsito através do livro! Esse é o objetivo central do projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula.

A iniciativa do Educa é do ONSV e consiste em doar material didático (livros) para o público do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, com o objetivo de levar a Educação para o Trânsito através da literatura.

Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que beneficia diretamente cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Inicialmente, participam das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.

A coleção de livros entregue aborda a temática da Educação para o Trânsito de forma rica e informativa, proporcionando um referencial teórico para os professores embasarem a sua prática sobre a temática, como também formarem seu alunado, com livros indicados a cada ano do Ensino Fundamental I e II.

O material explora habilidades como a percepção visual, valores, cidadania, ética, e comportamentos adequados para um trânsito seguro, além de ser atrativo por conter relevantes assuntos sobre trânsito e ser ilustrativo.

Compartilhar